03 de julho de 2025
A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), por meio da Diretoria Cultural, reforça para a comunidade acadêmica de todo o país, a atenção ao prazo final de indicações para o Prêmio Luiz Beltrão 2025. Conhecida amplamente por homenagear o pioneiro da pesquisa científica sobre fenômenos comunicacionais, fundador do Instituto de Ciências da Informação e por ser uma das iniciativas mais tradicionais da entidade, a edição 2025 do Prêmio recebe indicações de pesquisadores(as) e grupos de pesquisas somente até 15 de julho.
Além da justa homenagem, mais do que uma premiação, o Luiz Beltrão é uma vitrine da vitalidade, da diversidade e do comprometimento ético e científico das comunidades acadêmicas que atuam nas ciências da Comunicação, conforme pontua o presidente da Intercom, Juliano Mendonça Domingues da Silva (Unicap/UPE). “Ao premiar pesquisadores(as) em diferentes momentos da carreira, bem como grupos e instituições que têm se destacado no país, o Prêmio reafirma o papel da Intercom como entidade que reconhece a excelência, mas também acolhe a pluralidade de experiências e saberes que compõem o nosso campo. É um estímulo importante à continuidade de projetos e ao fortalecimento de redes de pesquisa”, exalta.
Assim como em anos anteriores, as indicações de candidatos(as) são feitas pela comunidade acadêmica das Ciências da Comunicação (não se restringe aos associados(as) da Intercom), dirigentes e colegiados dos cursos de comunicação (graduação e pós), institutos de pesquisa e outras entidades da área. As indicações podem ser individuais ou coletivas através de ficha própria, disponível neste link. Desde sua criação, em 1998, o Prêmio já reconheceu e valorizou 108 pesquisadores(as), grupos de pesquisa e instituições dos quatro cantos do país. “E queremos que cada vez mais pessoas e instituições de diferentes regiões e perfis se vejam representadas. Não é por acaso que o regulamento passou a prever a atribuição de pontos adicionais nos critérios de avaliação, justamente para reconhecer e estimular a diversidade de gênero, raça, etnia e territorialidade”, pontua o presidente da entidade.
Com as atualizações citadas pelo presidente, o regulamento tem novas determinações nas avaliações. Agora, a nota máxima atribuída pelo júri, nas categorias Personalidades e Maturidade Acadêmica, será 8,5. Para garantir a pluralidade territorial de atuação, de gênero e raça/etnia, 1,5 ponto será acrescido para o fator equidade, quando se aplicar, levando em conta a seguinte distribuição:
- mulher (+0,5 ponto);
- pessoa negra ou indígena (+0,5 ponto);
- região Norte, Nordeste ou Centro-Oeste (excluído o Distrito Federal) (+0,5).
Já para as categorias “Instituição Paradigmática” e “Grupo Inovador”, a nota máxima será 9,0. Poderá ser acrescido mais um ponto, levando-se em conta o fator equidade:
- para grupos localizados nas regiões Norte ou Nordeste, haverá acréscimo 1 ponto.
“São mudanças que reforçam o compromisso da Intercom com a justiça social e com a valorização de talentos e experiências que, muitas vezes, enfrentam desigualdades estruturais históricas. Esperamos que isso incentive ainda mais a participação da comunidade acadêmica e contribua para ampliar a representatividade do Prêmio Luiz Beltrão em todo o país”, aponta Juliano.
As categorias do Prêmio seguem divididas em dois grupos:
- O primeiro grupo é formado por personalidades e tem duas categorias: “Liderança Emergente” e “Maturidade Acadêmica”. A primeira delas premia um(a) jovem doutor(a) com projeção local ou regional pela seriedade do seu trabalho, capacidade de liderar projetos e busca por parcerias. Já o certificado de “Maturidade Acadêmica” é concedido a um(a) pesquisador(a) sênior que tenha obtido reconhecimento nacional e/ou internacional.
- No segundo grupo do Prêmio Luiz Beltrão estão as instituições, divididas em “Grupo Inovador” e “Instituição Paradigmática”. A primeira categoria contempla núcleos de pesquisa que se destacam pela capacidade de inovar nos planos teóricos, metodológicos, tecnológicos ou pragmáticos durante suas pesquisas. Já o troféu de “Instituição Paradigmática” reconhece cursos, departamentos, escolas, institutos, empresas, sindicatos, associações, ONGs ou órgãos públicos que tenham se destacado na pesquisa de fenômenos comunicacionais.
A escolha dos(as) vencedores(as) é feita por um colegiado, composto pelos(as) ex-presidentes(as) da Intercom que integram o Conselho Curador, pelo atual presidente da entidade e pelos(as) vencedores(as) em todos os anos do Prêmio Luiz Beltrão na Categoria “Maturidade Acadêmica”.
Cronograma 2025
A lista com as indicações homologadas será divulgada em 16 de julho. O período de avaliação, que consiste na votação das indicações pelo Conselho Curador e pelos(as) ganhadores(as) da Categoria Maturidade Acadêmica, vai ocorrer entre 17 e 31 de julho. A divulgação dos(as) ganhadores(as) será em 05 de agosto e a premiação será feita durante a etapa presencial do Congresso Nacional da Intercom, no Centro Universitário Faesa, em Vitória (ES), entre os dias 1º e 5 de setembro.

