10 de julho de 2025

O Intercom Sul encerrou com chave de ouro os congressos regionais promovidos pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Ano após ano, a etapa regional se consolida como um evento referência para pesquisadores(as) da área da Comunicação, ampliando o número de participantes. Como enfatiza o presidente da Intercom, Juliano Domingues (UPE/Unicap), a Intercom é um espaço privilegiado para a produção e compartilhamento de conhecimento.

“As respostas para os desafios contemporâneos da Comunicação passam, necessariamente, por aqui — seja no ensino, na pesquisa, na extensão ou mesmo no chamado “mercado”. As pesquisas desenvolvidas por nossa comunidade não apenas refletem criticamente a realidade, mas propõem caminhos, estratégias e alternativas para repensar práticas, narrativas e políticas comunicacionais em sintonia com os dilemas e transformações do nosso tempo”, afirma Juliano.

Durante os congressos regionais, que têm uma proposta democrática e que olha para a realidade local, muitos estudantes iniciam suas carreiras, bem como podem dividir o espaço com pesquisadores(as) consolidados(as). A troca é refletida em grupos de trabalho de muita qualidade.

Em 2025, os números gerais demonstram o quanto a Intercom está consolidada como uma das mais importantes instituições do país. Cada congresso registrou a participação ampla da sociedade.

O primeiro congresso regional a ser realizado neste ano foi o Intercom Sudeste. O 28º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, realizado na PUC Campinas, teve um aumento de submissões aos Grupos de Trabalhos (GTs) do congresso, em que foram inscritos 461 estudos, um crescimento de 73% em relação ao ano passado. Outro crescimento foi na submissão de trabalhos para a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), com crescimento de 25%, chegando a 483 trabalhos.

Na sequência, a região Centro-Oeste recebeu o  25º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste. Realizado em Campo Grande, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, o congresso contou com 131 estudos nos Grupos de Trabalhos(GTs) e 207 trabalhos na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom).

Ampliando as possibilidades de acesso e participação de congressistas da Região Norte, o   22º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte, ficou ainda mais forte em 2025. As submissões nos Grupos de Trabalho (GTs), Jornadas de Extensão e no Fórum Ensicom totalizaram 192 estudos, um crescimento de 41% em relação a 2024. Já na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), foram 128 inscrições, crescendo 25% em comparação com o ano passado.

O maior congresso regional da Intercom segue sendo o da região Nordeste. O 25° Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, que aconteceu na Universidade Federal do Ceará, registrou recorde no número de submissões, com aumento de 12% no número de indicações ao Prêmio Expocom e 54% no número de trabalhos submetidos aos Grupos de Trabalho (GTs). Recorde também registrado nas proposições de GTs e de oficinas e workshops na região.

Encerrando os congressos regionais, o 24º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, realizado na Unochapecó, reuniu mais de mil pessoas durante os três dias de evento.

ANAIS E CERTIFICADOS

Depois de finalizados os congressos, a Intercom já disponibiliza aos congressistas que estiveram nos eventos regionais da Intercom 2025 os certificados de participação ou apresentação, bem como os anais com os trabalhos apresentados.

Enquanto os certificados ficam disponíveis na área de acesso da Plataforma de Sistemas da Intercom, os anais estão disponíveis especificamente nestes links:  Intercom Sudeste; Intercom Centro-Oeste; Intercom Norte; Intercom Nordeste e; Intercom Sul.

Mas os congressos da Intercom ainda não terminaram. As etapas remota e presencial do 48º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação serão nos meses de agosto e setembro deste ano. A remota é realizada diretamente pelo  Sistema Unificado da Intercom, já a etapa presencial será realizada de 01 a 05 de setembro em Vitória – Espírito Santo, no Centro Universitário Faesa.

 

Tags: