10 de julho de 2025

A Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar) divulgou a programação completa do XV Encontro de História da Mídia, que ocorrerá entre os dias 27 e 29 de agosto, no Instituto de Ciências Sociais Aplicada da UFOP, em Mariana (MG). O tema central do evento este ano é “Revisões críticas da história: comunicação, território e decolonialidade” e será explorado em conferências, mesas redondas e nos encontros dos nove Grupos Temáticos.

 No primeiro dia de atividades, em 27 de agosto, às 10h, inicia o credenciamento, e à tarde, às 14h, tem o pré-evento “Rede Iberoamericana de História dos Meios”, rede do qual a Alcar faz parte ao lado da Associación de Historiadores de la Comunicación (AsHisCom – Espanha e Portugal) e da Rede Latinoamericana de História da Mídia (RELAHM – América Latina). As convidadas são as coordenadoras Marialva Barbosa (UFRJ); Ana Regina Rêgo (UFPI); Valci Zuculoto (UFSC), presidenta da Alcar.

A partir das 19h, tem o momento cultural e, logo em seguida, a solenidade de abertura, a cerimônia de homenagem a Igor Sacramento (in memoriam), lançamento do Prêmio Igor Sacramento de Pesquisa (mestrado e doutorado) e a conferência “Mulheres inventadas pela mídia e a atuação destas na mídia: história e subjetividades”, com Joana Maria Pedro (UFSC).

 Já no dia 28, pela manhã, estão previstas duas mesas: “Usos do passado: reescritas necessárias e o combate à desinformação em ambiente digital”, com Ana Regina Rêgo (UFPI); Christina Musse (UFJF); Marialva Barbosa (UFRJ); e “Comunicação, território e extrativismo: uma década de acontecimentos-limite em MG”, com Andréa Luisa Zhouri Laschefski (UFMG); Kathiuça Bertollo (UFOP); Karina Gomes Barbosa (UFOP).

A parte da tarde será dedicada para os debates nos GTs, e às 18h tem Roda de conversa “Por uma revisão crítica da história da mídia na perspectiva de gênero e suas interseccionalidades”, com as palestrantes Valci Zuculoto (UFSC); Izani Mustafá (UFMA-Imperatriz); Sônia Caldas Pessoa (UFMG); Carlos Magno Mendonça (UFMG). Na sequência, às 19h30, tem o lançamento de livros e atividades culturais.

No último dia, 29 de agosto, a manhã será dedicada aos debates nos GTs. Às 14h acontece a Assembleia de sócios(as) da Alcar, às 16h, a cerimônia do Prêmio José Marques de Melo (graduação) e o encerramento do XV Encontro Nacional de História da Mídia. O evento é promovido sob a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFOP.

Pré-evento

Quem já estiver em Mariana no dia 26 de agosto  vai poder prestigiar o pré-evento “10 anos de pesquisa em Comunicação no PPGCom/UFOP, no período da tarde, com os palestrantes Frederico de Mello Brandão Tavares (UFOP); Nair Prata (UFOP); Priscila Borges (UnB); e Reges Schwab (UFSM). À noite haverá a mesa solene “10 anos de pesquisa em Comunicação no PPGCOM/ UFOP” com a presença de autoridades e de representantes da universidade. Logo após, a conferência de abertura de atividades do PPGCOM/UFOP e lançamento do edital de seleção de mestrado e da primeira turma do doutorado, com a conferencista: Ana Regina Rêgo.

Interessados(as) em participar como ouvinte, ainda dá tempo para fazer a inscrição. O prazo vai até 10 de agosto e pode ser feita no site oficial. A programação completa também pode ser acessada aqui.

 

Tags: