17 de julho de 2025
A Revista Ação Midiática, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), abriu a chamada para dois dossiês temáticos.
O primeiro deles é sobre Desinformação e os Desafios Contemporâneos da Comunicação, sendo coordenado pelos editores Edgard Esquivel (UAM) e Mércia Alves (Cebrap). O dossiê propõe reunir contribuições que investiguem os múltiplos usos da desinformação como recurso comunicacional em diferentes contextos, com especial atenção ao papel das redes sociais digitais na comunicação política contemporânea. São esperados trabalhos que abordem o uso estratégico da desinformação em campanhas eleitorais, assim como em dinâmicas de governo, disputas legislativas ou campanhas de opinião pública. Interessa também compreender o papel de influenciadores digitais, celebridades políticas e lideranças sociais na construção, legitimação e circulação de conteúdos desinformativos, especialmente em contextos marcados por baixa confiança institucional e fragmentação midiática. O prazo para envio de trabalhos é até 28 de agosto.
O segundo dossiê com chamada aberta é intitulado ”Vulnerabilidades digitais & gênero: contextos e desafios contemporâneos”, sendo coordenado pelos editores Luiza Carolina dos Santos (UTFPR) e Rodrigo Botelho (UFPR). Neste caso, serão aceitos artigos de escopo teórico, empírico e metodológico, com diferentes abordagens metodológicas, que visem contribuir para a compreensão dos distintos aspectos que compõem as vulnerabilidades digitais marcadas pelo gênero. O prazo para envio de trabalhos segue aberto até o dia 25 de março de 2026.
As duas chamadas completas para os dossiês estão disponíveis neste link.

