24 de julho de 2025
A Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Organicom) está com chamada aberta para o dossiê temático “Comunicação, Diversidade e Inclusão Social nas Organizações”. A Revista é vinculada à Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP),
O dossiê temático será coordenado pelos professores Tiago Mainieri (UFG) e Patricia Carla Gonçalves Salvatori (USJT), e busca reunir contribuições que reflitam sobre os desafios e estratégias da comunicação organizacional na promoção de ambientes mais diversos e inclusivos.
Para isso, os editores especificaram eixos de pesquisa, sendo:
- Diversidade de gênero nas organizações: estudos sobre equidade de gênero e representatividade feminina em cargos de liderança, além de análises sobre os desafios para construção de ambientes organizacionais livres de machismo e sexismo.
- Inclusão de pessoas com deficiência: pesquisas que discutam políticas organizacionais voltadas à autonomia e empoderamento de pessoas com deficiência, bem como estratégias comunicacionais para promoção da acessibilidade e cultura de cuidado.
- Diversidade racial e étnica: artigos que enfoquem o combate ao racismo estrutural e a promoção da representatividade negra e indígena, incluindo análises sobre ações afirmativas e políticas antirracistas no ambiente organizacional.
- Inclusão LGBTQIAPN+: estudos sobre práticas organizacionais inclusivas para população LGBTQIAPN+ e o papel da comunicação como ferramenta de enfrentamento à LGBTfobia no mundo corporativo.
- Comunicação inclusiva: análises sobre estratégias de comunicação organizacional para promoção da diversidade, com ênfase no papel transformador da linguagem inclusiva na cultura das organizações.
- Relações públicas comunitárias e diversidade: pesquisas que explorem o papel das RP comunitárias na construção de diálogos inclusivos e na promoção da participação social de grupos historicamente marginalizados.
- Interseccionalidade e diversidade: abordagens que examinem como categorias como raça, gênero e classe se intersectam nas práticas organizacionais contemporâneas.
- Políticas públicas e diversidade: estudos sobre o impacto de legislações e políticas públicas nas práticas organizacionais de inclusão, além do papel das empresas na promoção de agendas sociais inclusivas.
- Desafios globais e locais: análises comparativas entre práticas de diversidade em diferentes contextos culturais e geográficos, incluindo o impacto de movimentos sociais contemporâneos.
O prazo final para submissão ao dossiê encerra em 18 de agosto, e os conteúdos devem seguir as normas de publicação disponíveis no site da revista.

