31 de julho de 2025
Congressistas do 48º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, durante a etapa remota, poderão participar do Fórum Games Studies Brasil. De acordo com o coordenador, José Carlos Messias Santos Franco, o evento segue o mesmo modelo dos Grupos de Pesquisa, com apresentação de trabalhos e espaços abertos para discussão e debate dos conteúdos, inclusive para ouvintes que estiverem nas sessões. Ou seja, todos/todas os/as inscritos/inscritas no Congresso Nacional poderão fazer parte deste evento.
“A área de games tem crescido muito no país. Muito a partir do lugar da graduação, em que nós, professores, somos incentivados pelos alunos/alunas que querem fazer suas pesquisas na área, em diferentes perspectivas, como jornalismo, mídias, cinema, etc. O Intercom, como sociedade interdisciplinar, mostra esse lugar de vanguarda ao ter um espaço dedicado para a temática durante o Congresso”, diz José Messias.
Além das apresentações, o Fórum também contará com outras atividades, que incluem a mesa de abertura, com o tema “Pesquisa de excelência nos Game Studies”, com a professora Fatima Regis (UERJ) e o prof Dr. André Pase (PUCRS), ambos pesquisadores do CNPq, com mediação da profa Dra Leticia Perani (UFJF); e a mesa Games e o debate sobre jogos no Brasil, com ex-coordenadores do GP Games, Prof. Dr. Emmanoel Ferreira (UFF) e Prof. Dr Ivan Mussa (UFPB), com mediação do prof. Dr. Nilson Soares (Senac/PE).
“Teremos discussões específicas sobre a área de games durante o Fórum, já que essa é uma temática que segue em crescimento. Mostraremos a diversidade de possibilidades de estudar games, abrangendo desde estudantes de graduação a pesquisadores com mais experiência de todo o país”, completa o coordenador.
Além do professor José Messias, a coordenação do Fórum é composta pelos professores Alessandra Maia (PPGCOM/Unesp) e Ivan Mussa (UFPB). O Fórum de Games acontece nos dias 11 e 12 de agosto, na plataforma de sistemas da Intercom. As inscrições para ouvintes seguem abertas até o dia 07 de agosto.

