31 de julho de 2025
Interessados(as) em submeter seus estudos ao dossiê temático da Revista Eptic (Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação da Comunicação e da Cultura) têm agora um novo prazo limite para envio de trabalhos. Com a chamada prorrogada, os textos podem ser encaminhados até 09 de agosto.
O dossiê é intitulado “Perspectivas críticas de abordagem da Publicidade – A embalagem do Sistema 40 anos depois”, tendo como objetivo contribuir para aprofundar o debate sobre as intrincadas vinculações entre o sistema publicitário com questões contemporâneas da comunicação.
Visto isso, a publicação pretende reunir trabalhos que versem sobre a reestruturação produtiva, a plataformização, a proteção de dados, a ascensão da extrema-direita, o combate (ou endosso) das discriminações de gêneros, raça, classe, geração e outros marcadores sociais; a exploração da temática da diversidade, entre outros temas que evidenciam a relação entre a publicidade e as formações sociais contemporâneas.
São eixos temáticos possíveis de debates para o dossiê:
- Perspectivas históricas de abordagem crítica da Publicidade;
- Perspectivas teóricas latino-americanas de crítica à publicidade;
- Perspectivas teóricas brasileiras de crítica à publicidade;
- Transformações econômicas no setor publicitário;
- Transformações no capitalismo e na publicidade;
- Publicidade e suas relações com a plataformização e a inteligência artificial;
- Publicidade e suas relações com os regimes democráticos;
- Publicidade e suas relações com as dimensões sociais da experiência (gênero, raça, classe, geração, geolocalização, etc.);
- Perspectivas empíricas críticas sobre as práticas de produção, circulação, consumos, usos e recepção da publicidade.
O dossiê é coordenado pelas professoras Glícia Maria Pontes Bezerra (UFC) e Laura Wottrich (UFSM/UFRGS) e todas as submissões precisam ser feitas pelo sistema da Revista, disponível neste link.
A Revista Eptic é uma publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e ao Programa de Pós-Graduação em Economia, sendo editada pelo Observatório de Economia e Comunicação (Obscom) da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

