04 de setembro de 2025

Interessados(as) em publicar seus estudos na Revista Mediação, publicação do curso de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC já podem consultar a chamada completa do próximo dossiê do periódico.

Com o tema “Comunicação e Interseccionalidades: direitos, afetos, disputas e dissensos”, a edição será feita pelos(as) convidados(as) Sônia Caldas Pessoa (UFMG) e Phellipy Jácome (UFMG). A chamada aberta traz a provocação e reflexão sobre a simbologia do ano de 2025 na legislação nacional. “A Lei Brasileira de Inclusão (LBI), conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, e a Lei do Feminicídio completam uma década. Não obstante a importância da legislação e suas consequências no combate à violência contra pessoas com deficiência e de gênero, o feminicídio e o capacitismo persistem como problemáticas sociais graves, que merecem a atenção cuidadosa em pesquisas científicas”, enfatiza o texto.

Desse modo, o presente dossiê aberto busca investigar, refletir e questionar as interrelações socio-políticas em articulação com os desafios interseccionais que atravessam estes fenômenos no campo da Comunicação e áreas afins, tais como Artes, Letras, Educação, Direito, Saúde, entre outras. A edição acolhe artigos sobre pesquisas concluídas ou em desenvolvimento com reflexões teórico-metodológicas e/ou experiências metodológicas, relatos de experiência e narrativas de vida articulados, de modo reflexivo à investigação científica em suas transdisciplinares como nos convocam os fenômenos do feminicídio e do capacitismo.

A proposta é promover reflexões que possam colaborar para sociedades inclusivas em suas diversas dimensões, não admitindo nem compactuando, portanto, com quaisquer formas de preconceitos e ataques aos direitos de existência e à dignidade humana. Desse modo, são sugeridos como possíveis tópicos de abordagem para estudos:

  • Abordagens interseccionais sobre feminicídio e capacitismo;
  • Estudos midiáticos sobre feminicídio e capacitismo;
  • Pesquisas transdisciplinares sobre violência de gênero;
  • Perspectivas afetivas vinculadas às experiências;
  • Processos de historicidades sobre violência de gênero;
  • Processos de historicidades sobre capacitismo;
  • Corpos não normativos e preconceitos;
  • Disputas, dissensos e direitos humanos na perspectiva de gênero;
  • Denúncias e reflexões sobre privilégios;
  • Cultura Def no combate ao capacitismo;
  • Discursos contra o capacitismo;
  • Discursos contra a violência de gênero;
  • Imaginários e representações;
  • Acessibilidades comunicativa e afetiva;
  • Acolhimento, liberdade, hospitalidade e hostilidade;
  • Transgeneridades;
  • Lesbianidades

O envio de estudos para compor este dossiê temático tem como prazo final a data de 15 de outubro. A publicação está prevista para 30 de dezembro.

A comunidade acadêmica em Comunicação, Artes, Letras, Educação, Direito e áreas afins pode consultar as normas para submissões aqui.

Tags: