11 de setembro de 2025

Inteligência Artificial, digitalização e plataformização, influenciadores digitais e os novos mercados na área da comunicação foram apenas algumas das temáticas apresentadas pelo professor Rosental Alves Calmon (University of  Texas, Austin) durante a conferência de abertura do 48º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, no Sesc Glória, em Vitória.

“Nessa conversa, busquei apresentar as últimas três décadas, tentando ver como uma tecnologia (a Inteligência Artificial) que se desenvolve tão rapidamente vai afetar de forma essencial a comunicação e a sociedade. A IA já começou a afetar de forma essencial e profunda o ecossistema mediático”, disse o conferencista.

Para Rosental, há quem acredite que essas transformações são trágicas e preocupantes. Do outro lado estão os mais otimistas, pensando em novas possibilidades e mercados. Entre todos os dois grupos estão os que refletem sobre como realmente será o futuro.

“Temos que, sem tentar ver se é bom ou ruim, buscar compreender não somente como vai ser o futuro, mas entender que ele será diferente, tendo um caminho com várias direções”, completa.

Com a mediação do professor Antônio Hohenfeld, a conferência ainda apresentou uma perspectiva relacionada aos avanços da comunicação digital na contemporaneidade, questionando como os profissionais podem se preparar para o que já é uma realidade no mercado e na academia.

A conferência de abertura foi transmitida pelo Youtube da Faesa, e para quem não pode estar presente, ela  pode ser acessada integralmente neste link.

Tags: