18 de setembro de 2025
A Revista Iniciacom – Revista Brasileira de Iniciação Científica em Comunicação (v. 14 n. 03 2025) está com sua mais recente edição no ar. O lançamento oficial integrou as atividades da etapa presencial do 48º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação que ocorreu em Vitória (ES), entre os dias 1 e 5 de setembro.
O número, editado por Silvio Simon (Univille) e Flávio Santana (UnB), trouxe como pauta o tema central do Congresso Nacional da Intercom em 2025 “(Re)pensar a Comunicação como Campo de Conhecimento, Formação e Práticas Profissionais”. O dossiê temático da Revista traz oito textos e outros dois artigos de temática geral.
Na apresentação do periódico, o editor Flávio Santana pontua que “a formação de pessoas pesquisadoras é um dos principais legados da Iniciacom. Ao longo de suas edições, o periódico tem sido palco de reflexões e produções que atravessam os pilares do ensino, da pesquisa e da extensão, reafirmando seu compromisso com uma comunicação crítica e transformadora”.
Com o tema central norteando as contribuições desta edição, os(as) estudantes foram convocados(as) “a refletir sobre como ensinamos comunicação, quais epistemologias sustentam nossas investigações e de que forma dialogamos com a sociedade por meio da extensão. (Re)pensar a comunicação é também reconhecer que o saber acadêmico não se encerra nas fronteiras da universidade. Ele se expande, se transforma e se enriquece no encontro com comunidades, movimentos sociais, mídias alternativas e experiências de resistência”, enfatiza o editor.
A edição completa da Iniciacom pode ser acessada aqui.
Sobre a Revista
A Iniciacom é um dos únicos periódicos científicos voltados a pesquisas desenvolvidas na graduação no Brasil. Seu objetivo é oportunizar publicações de textos desenvolvidos por estudantes de graduação em Comunicação e/ou áreas afins e recém-formados até um ano após a conclusão do curso. Estudantes de graduação e recém-graduados de outras áreas podem submeter trabalhos, desde que estes se relacionem com a Comunicação.
O processo de avaliação pelos pares é realizado por pareceristas que, no mínimo, tenham titulação de mestrado e tem foco na (re)formulação do texto com propostas de melhorias, a fim de torná-lo apto para publicação. A exigência é que os trabalhos sejam inéditos, mas aqueles apresentados e publicados em congressos podem ser submetidos, desde que haja uma nota de rodapé com esta informação.
Diretrizes e condições para submissão de trabalhos na Revista Iniciacom estão disponíveis neste link. Dúvidas e/ou outras informações, entre em contato com a equipe editorial da Revista no e-mail: iniciacom@intercom.org.br.

