25 de setembro de 2025

Foram prorrogadas até amanhã, 26 de setembro, as inscrições para reportagens investigativas sobre a Amazônia Legal, feitas pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). O objetivo é apoiar jornalistas para produzirem conteúdos relacionados ao meio ambiente e para atuarem, posteriormente, como defensores ambientais.

Serão selecionados três jornalistas, com financiamento de até R$15 mil. Os profissionais finalistas receberão R$5 mil pelo trabalho, que terá 10 horas de duração, sendo que o formato da reportagem é uma escolha dos profissionais (texto, vídeo ou áudio).

Entre os critérios para a seleção das reportagens estão: relevância social, originalidade, viabilidade de execução, entre outros.  Além do apoio financeiro, os jornalistas escolhidos receberão mentoria técnica e treinamento em segurança, requisito obrigatório do programa.

O resultado das reportagens escolhidas será divulgado no dia 7 de outubro, no site da Abraji, e a publicação das reportagens deverá ser realizada até o dia 31 de janeiro do próximo ano.

O edital completo com as informações sobre a seleção e os critérios está disponível no site da Abraji.

Tags: