02 de outubro de 2025

Ano a ano, o Publicom vem ampliando seu espaço dentro dos congressos promovidos pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Na programação do evento, é um dos espaços de destaque na disseminação de produções científicas.

Voltado ao lançamento de novas publicações – livros, revistas, portais e outros produtos de difusão acadêmica – de autoria de sócios e de participantes inscritos(as) no congresso anual da entidade, o Publicom possibilita aos(às) autores(as) ou editores(as) a apresentação de suas obras e possibilita o diálogo com leitores(as) ou usuários(as) potenciais.

No Congresso Nacional de 2025, esse espaço tradicional alcançou participações expressivas. Resultado que, conforme avaliação da diretora editorial da Intercom e coordenadora geral do Publicom, Nara Scabin (PUC Minas), pode ser atribuído aos esforços da Diretoria Editorial, da Diretoria Científica e de toda a Diretoria Executiva na divulgação da chamada de propostas de lançamentos para o Publicom.

“A realização do Publicom em duas etapas (remota e presencial) certamente contribuiu para o número significativo de lançamentos realizados, especialmente considerando que este foi o segundo ano em que o Publicom ocorreu nos dois formatos (remoto e presencial). Acredito, ainda, que o fato de o congresso nacional como um todo ter contado, em 2025, com números muito expressivos de participações pode ter refletido nas submissões ao Publicom”, avalia.

O relatório da gestão 2024-2025, que contabiliza números gerais das ações da entidade nesse biênio, evidencia o crescimento de participações no Publicom. Entre 2024 e 2025, o aumento foi de 69%, saltando de 42 para 71 obras lançadas nos congressos da entidade. “A edição de 2025 do congresso nacional da Intercom marca a consolidação do Publicom em duas etapas”, celebra Nara.

O modelo de lançamentos em duas etapas foi iniciado em 2024, a partir de sugestões de sócios e, já neste primeiro ano, teve um saldo muito positivo. “A sessão remota de lançamentos funcionou muito bem, mas ainda tivemos um número pequeno de lançamentos nessa etapa, o que atribuímos ao caráter de novidade desse modelo de lançamento. Em 2025, já registramos um crescimento bastante expressivo no número de lançamentos na etapa remota e acreditamos ter aperfeiçoado a dinâmica da sessão remota de lançamentos, solicitando aos autores o envio prévio das imagens das capas dos livros para projeção durante a sessão”, detalha.

Com mais lançamentos, a sessão se tornou ainda mais dinâmica e teve mais pessoas assistindo ao vivo. Desse modo, entendeu-se assim, a singularidade de cada etapa/modalidade de lançamento.

“Enquanto o Publicom presencial possibilita o autógrafo das obras pelos(as) autores(as) e representa um momento muito importante de confraternização entre pesquisadores no âmbito do congresso Nacional da Intercom, o Publicom remoto, além de possibilitar a participação de autores(as) que não poderia viajar para participar da etapa presencial, tem a vantagem de possibilitar uma divulgação das obras mais estendida no tempo, já que a sessão de lançamentos, além de ser realizada em formato de live, fica registrada e disponível para visualizações e compartilhamentos posteriores”.

Confira aqui a sessão de lançamentos dos livros do Publicom na etapa remota do Intercom 2025.

Tags: