09 de outubro de 2025

A Revista Mídia e Cotidiano está com chamada aberta para dossiê temático intitulado “Consumo, afetos e subjetividades”. O prazo para submissões vai até o dia 15 de janeiro de 2026, com previsão para publicação em maio do mesmo ano.

O dossiê visa reunir estudos, pesquisas, experiências que abordem a questão dos afetos na sua relação com o consumo e com a subjetividade, nos modos propostos e utilizados pelas indústrias midiática e do consumo, e/ou em produções, modos de vida, expressões comunicacionais, que tratem da tríade afetos-consumo-subjetividades, visando novas subjetivações. A ideia é que os artigos tragam registros, questionamentos, implicações, propostas da abordagem do afeto em uma ou em ambas perspectivas.

Pesquisadores/Pesquisadoras podem submeter seus trabalhos que tenham como reflexões as seguintes temáticas:

  • Teorização sobre afectos e perceptos, mobilizando emoções e sentimentos;
  • Modos de afecções agenciados pela indústria midiática (informação e desinformação, publicidade expandida, entretenimento etc.) para a promoção do consumo;
  • Micropolítica da afecção: afetos, produção de subjetividades, potência e poderes;
  • A dimensão dos afectos e perceptos, suas interconexões com o consumo em espaços físicos e/ou virtuais;
  • Jogos, afectos/perceptos e ludicidade na produção de mundos;
  • Ativação de afectos/perceptos para subjetivações dissidentes;
  • Modos de afecções e literacia do consumo;

A chamada completa para o dossiê temático está disponível no site da Revista Mídia e Cotidiano.

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