Com o objetivo de disponibilizar informações sobre a produção científica e a memória da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), o Portal de Livre Acesso à Produção em Ciências da Comunicação (Portcom) conta com um acervo de mais de 23 mil conteúdos da área.

O repositório institucional disponibiliza todos esses conteúdos, que fazem parte da história das Ciências da Comunicação gratuitamente, em formato digital, não sendo necessário ser associado/associada da Intercom para ter acesso ao banco de dados.

Há duas maneiras de acessar os conteúdos. O primeiro deles é clicar diretamente nos ícones com o tipo de arquivo (trabalhos, livros, capítulos, e-books e vídeos). Outra maneira é  utilizar o sistema de busca, em que é digitado e filtrado o tema ou autor/autora de interesse.

O Portcom, como explica a diretora editorial da Intercom, Nara Lya Cabral Scabin (PUC Minas), é mantido pela Intercom e tem um acervo de mais de 130 livros digitais publicados pelo selo editorial Intercom. O acervo é continuamente atualizado, passando a disponibilizar os novos títulos publicados pelo selo Intercom.

“Estão disponíveis para download obras de autores e autoras do Campo da Comunicação que realizam contribuições consistentes e relevantes para a área, publicadas mediante aprovação pelo Conselho Editorial da Intercom e em parceria com universidades, agências de fomento e outras associações científicas”, completa.

Ter o selo de qualidade editorial da Intercom garante, como explica Nara, a informação de qualidade, pois as obras são organizadas pelos integrantes dos Grupos de Pesquisa da entidade, reunindo trabalhos e pesquisas desenvolvidas a muitas mãos dentro e fora dos congressos. O

Outro ponto apontado é que o Portcom reúne obras organizadas pela Editoria Executiva, incluindo livros produzidos a partir das palestras e mesas redondas em nossos congressos. No acervo, há obras históricas que podem ser utilizadas em referências de cursos de graduação e pós-graduação, pois estão disponíveis para acesso gratuito de estudantes e docentes.

“Isso tudo mostra a relevância do acervo do Portcom do ponto de vista da relevância das obras disponibilizadas, de seu caráter de “estado da arte” do Campo da Comunicação e da construção de uma memória da área e da Intercom. Além disso, o repositório desempenha importante papel do ponto de vista do acesso universal, público e gratuito da ciência, permitindo a democratização do conhecimento pela, a partir da e em parceria com a Intercom”, finaliza a Diretora.

Tags: