30 de outubro de 2025
A tarde desta quinta-feira (30) marcou o lançamento online da obra “’Ofícios de uma Mestra: Maria Immacolata Vassallo de Lopes e o campo da Comunicação”, um material organizado por Clarice Greco, Richard Romancini e Ana Carolina Damboriarena Escosteguy e publicado pelo selo editorial da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
A diretora editorial da Intercom, Nara Lya Cabral Scabin (PUC Minas), destaca que o lançamento desta obra, que marca os 80 anos da professora, é muito especial. “A obra tem uma importância muito grande, considerando a relevância da Immacolata na história da Intercom. Então contar a história dela, de certa maneira, também é contar um capítulo muito bonito também da Intercom. O livro também é muito grande no ponto de vista da memória das ciências da comunicação no Brasil, porque a história da professora ao longo de cinco décadas reflete na trajetória de toda área”, diz.
Muito significativo e relevante que a Intercom tenha apoiado a feitura dessa obra porque é uma entidade da qual Immacolata faz parte e tem uma participação ativa até hoje. Immacolata foi a fundadora do Grupo de Pesquisa (GP) de Ficção Televisiva Seriada da Intercom, que já tem 30 anos e que até hoje é prestigiado por ela. É evidente a relevância da Immacolata dentro da entidade, dos seus Congressos e de como a Intercom faz parte da sua história também”, pontua Clarice, uma das organizadoras da obra.
A obra homenageia Immacolata na ocasião de seus 80 anos, reunindo textos de reflexão teórica e relatos de memória de diversos autores(as) sobre sua trajetória e impacto em tantas esferas do campo da comunicação no Brasil e na América Latina.
“Buscamos reunir colegas, professores (as) da Comunicação que conhecem a trajetória dela, que fazem parte de redes em que ela atua, que são consolidados na área e fazem parte da sua geração, mas também pesquisadores(as) que foram seus alunos. Várias gerações que compartilharam neste livro reflexões aprofundadas ou testemunhos pessoais sobre a Imacolata”, conta Clarice, que assim como os demais organizadores Richard e Ana Carolina integra o grupo de ex-orientandos(as) da homenageada.
Ao longo de mais de 270 páginas, a obra percorre um caminho que, página após página, reitera a originalidade e inovação da sua trajetória como estudiosa da área. “Immacolata consagra-se como uma pesquisadora pioneira, de vanguarda e influente do campo, tendo aberto caminhos para o desenvolvimento e o fortalecimento das Ciências da Comunicação no Brasil e na América Latina. Isso decorre, no meu entender, tanto por sua contribuição mais transversal, relacionada à teoria e à metodologia, quanto de seus aportes investigativos sobre o popular e a telenovela, por exemplo. Além disso, a obra também destaca outra característica notável de sua atuação, que é o trabalho em prol da articulação e reconhecimento do campo em diferentes dimensões institucionais”, destaca Richard.
A presença de um leque diverso de pesquisadores(as) de distintas gerações, com formações variadas e provenientes de diferentes espaços geográficos demonstra “como a atuação e a obra intelectual da Immacolata constitui o campo da pesquisa em comunicação no Brasil”, acrescenta a organizadora Ana Carolina.
É exatamente essa versatilidade e atuação vasta que resultou no nome da obra. “Por isso escolhemos ‘Os ofícios de uma mestra’, que são de ensino, o ofício da docência, de pesquisadora,pesquisa em rede e o ofício epistemológico, que é o de passar o próprio campo. Ela é, realmente, uma das teóricas mais importantes do campo da Comunicação que ainda temos a alegria de podermos, em vida, prestigiar e reconhecer seu legado”, finaliza Clarice.
O e-book da obra já está disponível para download no Portal de Livre Acesso à Produção em Ciências das Comunicação da Intercom. Para consultá-lo, clique aqui.

