30 de outubro de 2025
Uma formação gratuita voltada para comunicadores(as) populares das quatro regiões do Rio de Janeiro (Zona Oeste, Zona Norte, Zona Sul e Região Central), incluindo o território da Maré, está com inscrições abertas. O projeto aMARÉlo – Jornalismo Cultural em Favelas é do Observatório de Favelas.
Conforme os organizadores, o projeto tem como propósito fortalecer veículos de comunicação popular, mapear práticas culturais em favelas e produzir uma revista impressa e digital feita por quem vive e narra os territórios. A formação combina aprendizado teórico com práticas de experimentação em fotografia, vídeo, escrita e diagramação.
De acordo com o edital, durante o processo, as pessoas participantes terão acesso a aulas com especialistas, laboratórios criativos e trocas entre coletivos de comunicação de diferentes regiões da cidade. O percurso formativo resultará em um mapeamento das práticas culturais em favelas cariocas e na criação de uma publicação colaborativa, disponível em formato impresso e digital, com distribuição gratuita e acessível.
Serão selecionados 5 veículos de comunicação popular, das quatro regiões do Rio de Janeiro. Cada veículo indicará duas pessoas jovens/adultas atuantes em comunicação comunitária, interessadas em aprofundar práticas de jornalismo cultural e que possuam alguma experiência com produção de conteúdo (textual, visual, audiovisual ou digital).
O projeto terá duração de 6 meses, com encontros semanais presenciais, às quintas-feiras, e atividades complementares eventualmente aos sábados. A formação será realizada em formato presencial, com carga horária total de 63 horas, divididas em três módulos, combinando aulas expositivas, atividades práticas em laboratório, visitas técnicas e exercícios de campo.
Cada veículo de comunicação popular selecionado receberá uma bolsa de R$10 mil, paga em 5 parcelas mensais, destinada ao fortalecimento e manutenção de suas atividades durante o período da formação.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 02 de novembro pelo formulário online. A lista de pessoas selecionadas será divulgada nas redes sociais do Observatório de Favelas no dia 08 de novembro. Os(as) selecionados(as) também serão comunicados por e-mail e WhatsApp.
O início das atividades do projeto está previsto para 13 de novembro. O evento de encerramento será em 04 de abril de 2026.

