30 de outubro de 2025
Nos dias 4 e 5 de novembro, o bacharelado em Audiovisual do Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro (CAS) promoverá a VI Semana do Audiovisual: Horizontes em Movimento, evento que reunirá profissionais de destaque do setor para debater os rumos da produção audiovisual brasileira e suas reconfigurações diante das mídias digitais. As atividades serão abertas ao público externo e ocorrerão no Campus Santo Amaro (Avenida Engenheiro Eusébio Stevaux, 823 – São Paulo/SP). A entrada é gratuita e sem necessidade de inscrição prévia.
Conforme a programação do evento, a mesa de abertura, intitulada “75 anos da televisão brasileira”, ocorrerá na terça-feira, 4 de novembro, às 9h, no Auditório 1 do Centro de Convenções do CAS, e contará com um bate-papo com Silvio de Abreu, autor de telenovelas como Guerra dos Sexos, Rainha da Sucata – próxima atração do Vale a Pena Ver de Novo, da TV Globo – e A Próxima Vítima, além de supervisor e um dos produtores executivos de Beleza Fatal, da HBO Max.
No mesmo dia, às 19h30, o criador Luiz Ferré participará da mesa “TV Colosso: da TV para outras mídias”, na sala K487 do Prédio Acadêmico 2. O encontro debaterá o processo criativo por trás de um dos maiores sucessos infantis da televisão brasileira nos anos 1990, explorando o desenvolvimento e a expansão transmídia de obras audiovisuais para diferentes formatos e gerações.
Já na quarta-feira (05), o evento seguirá com outras duas atividades, ambas alocadas na sala K487 do Prédio Acadêmico 2. Pela manhã, às 9h, os roteiristas Stephanie Degreas e Fernando Garrido integrarão a mesa “Pssica (Netflix): processo de criação e sala de roteiro de streaming”, detalhando o funcionamento das salas de roteiro e os desafios na escrita de séries de ficção para plataformas sob demanda.
Encerrando o evento, às 19h30, a mesa “Políticas públicas: a importância de políticas culturais para o audiovisual brasileiro” reunirá Daniel Tonacci, coordenador de Programas Internacionais da Ancine, e Paulo Serpa para discutir os mecanismos de fomento e a relevância estratégica da cultura no desenvolvimento econômico e social do país.
O evento busca a formação crítica e criativa dos estudantes e tem como público-alvo ainda professores(as), pesquisadores(as), profissionais da área, jornalistas e todo o público interessado em participar do debate.

