6 de novembro de 2025
O periódico Intexto, publicação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), prorrogou o prazo para recebimento de artigos que irão compor uma seção temática especial em alusão aos 30 anos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, criado em 15 de agosto de 1995. Agora, a nova data limite para submissões é 15 de novembro.
A revista científica do programa, a Intexto, surgiu dois anos depois, em 1997, com atividade ininterrupta desde então. Em 2018, o programa passou a se chamar “Programa de Pós-Graduação em Comunicação”, restringindo seu foco a esta área, já substancialmente diversificada em termos de metodologias, teorias e objetos de pesquisa.
Em 2024, o Programa reformulou suas linhas de pesquisa, sendo elas: 1) Linguagens e Tecnologias da Comunicação e 2) Relações de Poder e Práticas Culturais. São essas perspectivas e conceitos das linhas que guiam esta “Chamada de Trabalhos”.
Assim, são esperados artigos que apresentem estudos de Comunicação de cunho teórico, metodológico e aplicado a processos, produtos e práticas comunicacionais, com as seguintes ênfases:
- Relações culturais-comunicacionais que se estabelecem por meio das linguagens e tecnologias;
- Relações culturais-comunicacionais com foco em sentidos, narrativas, imagens, imaginário, audiovisual, mídias, informação e desinformação;
- Relações culturais-comunicacionais em fenômenos emergentes das inter-relações entre comunicação, culturas e linguagens em vários contextos;
- Relações de poder e comunicação no âmbito da sociedade;
- Práticas culturais com foco em circulação, recepção, consumo, usos e apropriações de artefatos comunicacionais;
- Relações de poder e práticas culturais na comunicação, com desdobramentos em hierarquias e vulnerabilidades;
- Relações de poder e práticas culturais nos fenômenos sociais contemporâneos.
Conforme o calendário da Revista, a publicação está prevista para 15 de agosto de 2026. Para conferir as normas e orientações de submissões, clique aqui.

