13 de novembro de 2025
Na próxima terça-feira (18), acontecerá o simpósio “Edição, Rebeldias, Utopias”, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (Posling) do CEFET-MG e o Grupo de Pesquisa Produção Editorial da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). No evento, será celebrado o centenário de Ênio Silveira (1925-1996), um dos mais importantes editores brasileiros.
O evento, que acontece na modalidade online, terá na programação três mesas. A primeira delas contará com a participação dos três organizadores do evento: os professores José Muniz Jr. e Paula Renata Moreira, do Cefet-MG, e a professora Marília Barcellos, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Depois, a segunda mesa contará com a presença dos professores Rodrigo Czajka, da Universidade Federal do Paraná (UFPR); Flamarion Maués, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP); e Andréa Lemos, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Por fim, a última mesa contará com a presença dos editores Tadeu Breda (Editora Elefante), Ana Cecilia Impellizieri (Bazar do Tempo) e Lizandra Magon (Jandaíra).
O evento celebra o centenário de Sua atuação foi um marco na disseminação de ideias progressistas. Além de ter enfrentado a repressão da ditadura civil-militar, Ênio contribuiu para a organização política dos editores brasileiros e, à época da redemocratização, se engajou em movimentos que discutiam novas formas de organização em prol de uma sociedade mais justa. Além de celebrar o legado de Ênio Silveira, o objetivo do simpósio é discutir de que modo as editoras e os editores têm feito da palavra impressa um instrumento de luta e resistência contra as opressões.
O evento terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Posling, com participação aberta à comunidade interna e externa. Haverá lista de presença para a emissão de certificados.

