GP PUBLICIDADE E PROPAGANDA

EMENTA: Publicidade e marcas como vetores do desenvolvimento socioeconômico do mundo midiatizado. Publicidade e propaganda como atividades profissionais e de ensino. Comunicação publicitária como campo de estudo das Ciências da Comunicação e das Ciências Humanas e Sociais. Teoria da publicidade e da propaganda. Publicidade no composto de comunicação mercadológica. Gestão de marcas. Conteúdos de campanhas institucionais e promocionais. Publicidade, ética, defesa e direitos do consumidor. Publicidade, formas publicitárias, linguagens e semiótica. Publicidade, marcas, sociedade, história e a cultura (i)material de consumo. Publicidade e interfaces artísticas. Propaganda política, eleitoral, governamental e pública; Propaganda religiosa. Publicidade e consumo infantil. Marcas, culturas e diversidades nas mediações dos consumos. Conteúdo de marcas, tecnologias digitais e capitalismo de plataformas.

PALAVRAS-CHAVE: publicidade; marcas; propaganda; consumo; formação publicitária

E-MAIL DO GRUPO: gp.publicidade.propaganda@intercom.org.br

COORDENADOR: Luiz Cezar Silva dos Santos (UFPA)

Currículo lattes

 

 

 

 

VICE-COORDENADOR: Bruno Pompeu Marques Filho (USP)

Currículo lattes

 

 

 

 

PUBLICAÇÕES PRODUZIDAS COLETIVAMENTE PELO GP

PINHO, J. B. Trajetória e questões contemporâneas da publicidade brasileira. São Paulo-SP: Intercom, 1995. 232p.

GOMES, N. D.(Org.) . Fronteiras da publicidade: faces e disfarces da linguagem persuasiva. 1. ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 2006. v. 1000. 174p .

PEREZ,Clotilde; Ivan Santo Barbosa. (Org.). Hiper Publicidade I – Fundamentos e interface . São Paulo: THOMPSON, 2007.420p.

PEREZ, C.; BARBOSA, I. S. (Org.) . Hiperpublicidade 2 – Atividades e Tendências. São Paulo: ThomsonLearning, 2007. v. 2. 470p.