GP ECONOMIA POLÍTICA DA INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E CULTURA
EMENTA: Investiga a centralidade político-econômica que a informação, a comunicação e a cultura ganharam no modo de produção capitalista, colocando em interação campos disciplinares como a Economia Política, a Comunicação, a Ciência da Informação e os Estudos Culturais Críticos. Estuda as transformações desencadeadas pelas reestruturações produtivas no complexo de mediações sociais a partir do advento da Indústria Cultural, tendo como cerne a categoria trabalho. Pesquisa as contradições históricas entre economia e cultura; o trabalho cultural e comunicacional; a configuração de mercados; o papel do Estado nos processos de regulação; as organizações empresariais e a concorrência intra e entre mídias; a convergência entre telecomunicações, informática e audiovisual; a desinformação. Analisa iniciativas comunicativas contra-hegemônicas que confrontam instâncias capitalistas de mediação.
PALAVRAS-CHAVE: trabalho cultural e comunicacional; mediações; indústrias culturais; monopólios; contra-hegemonia; luta de classes
E-MAIL DO GRUPO: gp.economia.politica@intercom.org.br
LISTA DE DISCUSSÃO: groups.google.com/forum/intercomgpepicc
FACEBOOK: facebook.com/groups/discutindoepc
PORTAL EPTIC: eptic.com.br
REVISTA EPTIC: seer.ufs.br/eptic
COORDENADOR: Anderson David Gomes dos Santos (UFAL)

VICE-COORDENADOR: Manoel Dourado Bastos (UEL)

PUBLICAÇÕES PRODUZIDAS COLETIVAMENTE PELO GP
BRITTOS, Valério Cruz, LOPES, Ruy Sardinha (Org.), Políticas de Comunicação e Sociedade. São Paulo: INTERCOM, 2012.346 p.: il. – (Coleção GPs: Grupos de Pesquisa; vol. 2).

