GP POLÍTICAS E ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO
EMENTA: Dedica-se ao estudo e à pesquisa de políticas, processos de democratização da comunicação, ações de regulação e de governança relacionados às indústrias de mídia, especialmente produção, distribuição, consumo e acesso a recursos informacionais, comunicacionais e culturais, com ênfase em relações de poder e contrapoder. O Grupo de Pesquisa busca estabelecer diálogos conceituais, teóricos e metodológicos entre os campos da Comunicação e da Ciência Política, Sociologia, Direito e Economia, a partir de uma perspectiva multidisciplinar crítica. Áreas de interesse: políticas públicas de comunicação; democratização da comunicação; accountability e acesso à informação; regulação midiática; governança de dados informacionais e privacidade; direito à comunicação; censura e liberdade de expressão; dispositivos legais de mídia; comunicação pública; pluralidade e diversidade.
PALAVRAS-CHAVE: políticas de comunicação; regulação da comunicação; democracia; comunicação pública; democratização da comunicação.
E-MAIL DO GRUPO: gp.politica.estrategica@intercom.org.br
COORDENADOR: Carlo José Napolitano (UNESP)

VICE-COORDENADOR: Paulo Fernando Liedtke (UFSC)

PUBLICAÇÕES PRODUZIDAS COLETIVAMENTE PELO GP
GERALDES, Elen; PIMENTA, Gisele; BELISÁRIO, Katia. PINTO, Rafaela; REIS, Ruth. Comunicação e ciência na era covid-19. São Paulo: Intercom, 2021.
BRITTES, Juçara (org.). Saber militante: teoria e crítica nas políticas de comunicação do Brasil. São Paulo: Intercom, 2013.

