IJ07 – COMUNICAÇÃO E CIDADANIA
Ementa: Análise dos processos de comunicação na perspectiva da cidadania, da diversidade, da inclusão social, do desenvolvimento e das geografias da comunicação. Os usos e apropriações das políticas públicas de comunicação para o desenvolvimento de comunidades locais / regionais. Análise de mídias públicas e independentes em territórios normativos da mídia local / regional e suas relações com os estudos que contemplem diferentes identidades e representações populares na comunicação, em especial as que apresentam inter-relações entre comunicação e cidadania, e disputas por hegemonias de classe presentes no campo comunicacional e midiático. Estudos dos processos de comunicação comunitária, popular, cidadã e alternativa, que tratam da diversidade cultural, interculturalidade, classe social, gênero, orientação sexual, acessibilidade, etnia/raça, religião, regionalismo e migrações, nas relações de consumo e cultura para a consolidação da cidadania na comunicação.
Palavras-chave: culturas populares e alternativas; diversidade cultural e interculturalidade nas geografias da comunicação; políticas públicas de comunicação, desenvolvimento regional e local nas relações de consumo e cultura, comunicação e minorias.
E-mail: ij.cidadania@intercom.org.br
Coordenação: Sergio dos Santos Clemente Junior (USP)

Currículo lattes
Vice-coordenação: Letícia Segurado Côrtes (UFG)

Currículo lattes

