GP COMUNICAÇÃO E TRABALHO
EMENTA: “Parte-se do ponto de vista de que entre todos os trabalhadores e, especificamente, entre os profissionais da comunicação existe de comum o uso dos meios digitais para o trabalho e para as demais atividades cotidianas. Esses atravessamentos e interações, viabilizados pelos artefatos tecnológicos contemporâneos, têm especificidades demarcadas pelas lógicas econômicas de extração do valor trabalho e implicações que atingem as normas e rotinas produtivas, os perfis e as identidades profissionais, a emergência de novas profissões, transformando o conjunto da sociedade. O trabalho é assim conceito chave junto com a comunicação para se compreender o mundo contemporâneo. As pesquisas em comunicação ao considerarem o binômio comunicação e trabalho ganham perspectiva transdisciplinar, configurando-se como área do conhecimento capaz de responder aos enormes problemas que a sociedade enfrenta.”
PALAVRAS-CHAVE: comunicação e trabalho; meios de produção; plataforma; trabalho digital; comunicação digital; atividade linguageira;
E-MAIL DO GRUPO: gp.comunicacaoetrabalho@gmail.com
COORDENADORA: Claudia Nonato (USP)

VICE-COORDENADORA: Janaina Visibeli Barros (UEMG Divinópolis)

PUBLICAÇÕES PRODUZIDAS COLETIVAMENTE PELO GP
NONATO, Cláudia; FIGARO, Roseli; GROHMANN, Rafae; LELLO, T. V. Comunicação e Trabalho no Contexto de Plataformização e da Desinformação: Um diálogo com pesquisadores. In: PRATA, Nair et al. (org.). Comunicação e ciência: reflexões sobre a desinformação. 1ed. São Paulo: Intercom, 2022, v. 1, p. 51-78.

