ISSN 2175-4683

TRABALHOS



[Voltar]


 3094-1 - A ARTE DO SÉCULO XIX COMO VEÍCULO COMUNICATIVO: SUA FUNÇÃO ALÉM DA ESTÉTICA
Sílvia Coelho Machado Kreisler Franco (Faculdades Integradas Hélio Alonso)

Palavras-chave:  comunicação e arte, arte no Século XIX, estudos interdisciplinares, arte e sociedade [Trabalho]


 134-1 - A BATALHA PELA CONFECOM: ITINERÁRIO DE PESQUISA E PRIMEIRAS IMPRESSÕES
Juliana Campos Vieira Crespo (Universidade Estácio de Sá); Jorge Luis Alves Barros (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro); Luiza Mello Kraft (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro); Rafael Fortes Soares (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Palavras-chave:  Conferência Nacional, política, democracia, internet, metodologia [Trabalho]


 2286-1 - A FALTA DE APREÇO DA MASS MEDIA COM A BELEZA LUXUOSA NO PLUS SIZE
Cinthia Moreira Gil (Universidade Veiga de Almeida)
Palavras-chave:  beleza, mass media, consumo, plus size, mercado de luxo [Trabalho]


 3059-1 - A IMAGEM DE UMA DIVA: O IMPACTO DOS SIGNOS VISUAIS NO REPOSICIONAMENTO DE MARCA PESSOAL DA CANTORA VALESCA POPOZUDA
Sâmyla Bueno Brandão (Universidade Federal de Goiás); Gabriela Pires da Costa (Universidade Federal de Goiás); Sara Monteiro Fernandes (Universidade Federal de Goiás)
Palavras-chave:  Comunicação, Imagem, Celebritização, Marca, Valesca Popozuda [Trabalho]


 3167-1 - A LACUNA COMO ELEMENTO: UMA ANÁLISE VISUAL DO ÁLBUM BRANCO
Pedro Savir da Costa (Universidade Federal do Ceará); Cecília Elsa Costa Oliveira (Universidade Federal do Ceará)
Palavras-chave:  análise semiótica, álbum de música, Charles Pierce, suprematismo [Trabalho]


 2203-1 - A LINGUAGEM DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
João Mateus Cunha Diniz Arantes (Universidade Federal de Juiz de Fora)
Palavras-chave:  histórias em quadrinhos, linguagem, definições, conceitos [Trabalho]


 2088-1 - A MULHER NA POLÍTICA E A INFLUÊNCIA DOS DISCURSOS MACHISTAS NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
Ana Laura Prado Alves Stachewski (Faculdade Cásper Líbero); Aline Gabriela Araújo Tavares (Faculdade Cásper Líbero); Matheus Cabral de Araújo Rosa (Faculdade Cásper Líbero)
Palavras-chave:  comunicação, machismo, ódio, política [Trabalho]


 2406-1 - A NARRATIVA CONSTRUÍDA SOBRE A MORTE DE EDUARDO CAMPOS ATRAVÉS DAS NOTÍCIAS DO “SENSACIONALISTA” E DE JORNAIS NÃO-FICTÍCIOS
Laura Rosa Gomes (Universidade Federal de Viçosa)
Palavras-chave:  Sensacionalista, ficção, eleições, Eduardo Campos, narrativa [Trabalho]


 3179-1 - A PIXAÇÃO COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICO-POLÍTICA
Vagner Gonzaga Sales Tabosa (Universidade Federal do Ceará)
Palavras-chave:  Pixação, Arte Urbana, Política, Comunicação, Aparelhos de Estado [Trabalho]


 1754-1 - A REPERCUSSÃO DO CENTENÁRIO DE MARSHALL MCLUHAN NA ACADEMIA BRASILEIRA
Fernanda Aparecida Couto de Almeida (Universidade Federal de São João del-Rei); Filomena Maria Avelina Bomfim (Universidade Federal de São João del-Rei)
Palavras-chave:  Pensamento mcluhaniano, Cultura, Novas tecnologias [Trabalho]


 95-1 - A SEMIÓTICA DO CINEMA EM "ELA"
Adriana Moreira de Faria (Centro Universitário do Estado do Pará)
Palavras-chave:  semiótica, cinema, interação, cenografia, Ela [Trabalho]


 819-1 - A VITÓRIA DA VILÃ: PAOLA BRACHO, O SUCESSO DAS VILÃS E O FEMINISMO.
Ingrid Martins Aguiar Magalhães Pedrosa (Universidade Federal do Ceará)
Palavras-chave:  Estudos de recepção, telenovela, vilã, internet, feminismo [Trabalho]


 1643-1 - AKB48: ESTUDO DE CASO SOBRE MINAMI MINEGISHI E A CONSTRUÇÃO DE CELEBRIDADES JAPONESAS
Beatriz Yumi Aoki (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Rosilene Moraes Alves Marcelino (Escola Superior de Propaganda e Marketing)
Palavras-chave:  sociedade do espetáculo, celebridade, música pop japonesa, comunicação, práticas de consumo [Trabalho]


 1330-1 - ANÁLISE FÍLMICA DE “O LEITOR”
Kethleen Guerreiro Rebêlo (Universidade Federal do Amazonas)
Palavras-chave:  Cultura Midiática, Estudos Culturais, Ética, Moral [Trabalho]


 840-1 - ANÁLISE SEMIÓTICA DO PICTOGRAMA DO IDOSO – A MUDANÇA DA PERCEPÇÃO DO IDOSO SOBRE SI
Ana Maria Rodrigues Silva (Universidade Federal do Ceará)
Palavras-chave:  Análise semiótica, pictograma, idoso, envelhecimento [Trabalho]


 1683-1 - AQUI JAZ LOLA E ALFA, AS NOVAS (VELHAS) FORMAS DE VIVER O NOSSO TEMPO
Anderson Luiz de Melo (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocinio)
Palavras-chave:  Semiótica, simulacro, identidade, indústria cultural, mídia impressa [Trabalho]


 2125-1 - AS CARACTERÍSTICAS E REPRESENTAÇÕES CULTURAIS DO BOI CALEMBA PINTADINHO, DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE (RN/BRASIL)
Beatriz Lima de Paiva (Universidade Federal do Rio Grande do Norte); Itamar de Morais Nobre (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Palavras-chave:  Cultura, Comunicação, Folkcomunicação, Boi Calemba Pintadinho [Trabalho]


 1504-1 - AS DIVERSAS FACETAS DE DOIS BLOGS DE FOFOCAS
Nara Jaqueline dos Reis (Universidade Federal de Juiz de Fora)
Palavras-chave:  fofoca, blog, crítica de mídia, agendamento [Trabalho]


 2892-1 - AS ENTREVISTAS DE JOSÉ ALENCAR E A CONSTRUÇÃO DE UM GRANDE HOMEM NOS PROGRAMAS DA REDE GLOBO
Eduardo Jamnik Frumento (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Palavras-chave:  entrevista, José Alencar, câncer, linguagem terapêutica, ethos [Trabalho]


 3024-1 - AS EXPLOSÕES DE OLIVER: O TRANSCORPO E A RECONFIGURAÇÃO SUBVERSIVA DE SENTIDOS
Mariana Somariva (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Nísia Martins do Rosário (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Palavras-chave:  Semiótica da Cultura, Corporalidades, Gênero, Explosão, Transcorpo [Trabalho]


 1446-1 - AS MEMÓRIAS DO VÍDEO
Davino Pereira de Lima Júnior (Fundação Universidade Federal do Tocantins)
Palavras-chave:  Memória, Audiovisual, Memes, Registro, Youtube [Trabalho]


 1240-1 - BIOGRAFEMAS MELODRAMÁTICOS: ENLACES PESSOAIS NA PERFORMANCE DE ANAHÍ NA CANÇÃO "SALVAME"
Lívia Maria Dantas Pereira (Universidade Federal da Paraíba); Thiago Soares (Universidade Federal de Pernambuco)
Palavras-chave:  biografia, biografema, Roland Barthes, música pop, performance [Trabalho]


 1891-1 - BRASIL HEXA EM VIOLÊNCIA: A REPRESENTAÇÃO MIDIÁTICA DAS MANIFESTAÇÕES DURANTE A COPA EM 2014
Raissa Dantas de Sousa (Universidade Federal de Uberlândia); Adriana Cristina Omena dos Santos (Universidade Federal de Uberlândia)
Palavras-chave:  Movimentos sociais, Representação, Copa do Mundo, Mídia [Trabalho]


 3407-1 - CLÁUDIA TEM NOME: ASSASSINATO E RACISMO, DUAS “MORTES” ENQUANTO ACONTECIMENTO MIDIÁTICO
Diomar Wilson Muxfeldt Júnior (Universidade Federal de Mato Grosso)
Palavras-chave:  comunicação, acontecimento, enquadramento, valores, ciberativismo [Trabalho]


 1625-1 - CONTRIBUIÇÕES BRASILEIRAS PARA AS TEORIAS DA COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA: BREVE ANÁLISE DOS ARTIGOS DO GT EPISTEMOLOGIA DA COMUNICAÇÃO DA COMPÓS DE 2007 A 2013
Iriudsana Maria Januário da Costa (Universidade Federal do Rio Grande do Norte); Juciano de Sousa Lacerda (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Palavras-chave:  Epistemologia, Teorias, Comunicação midiática, Teorias das mídias [Trabalho]


 1797-1 - CORRUPÇÃO: A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL A PARTIR DA ATUAÇÃO MIDIÁTICA
Marcelo Andrey Monteiro de Queiroz (Universidade Federal do Ceará)

Palavras-chave:  corrupção, mídia, sociedade, política, eleições
[Trabalho]


 2916-1 - DA PINTURA RUPESTRE AO USO DE SÍMBOLOS NA TROCA DE MENSAGENS INSTANTÂNEAS DE CELULAR
Leticia Lisieux Galvao de Souza (UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SA)
Palavras-chave:  linguagem, comunicação icônica, origem dos ícones, emojis [Trabalho]


 3192-1 - DESCASQUE E VEJA! A CAMPANHA #SOMOSTODOSMACACOS E O RACISMO
Luan Medeiros da Silva Braga (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais)
Palavras-chave:  racismo, fuetebol, semiótica, #somostodosmacacos [Trabalho]


 2503-1 - DIREITO CIVIL E DESIGUALDADE SOCIAL: UMA CONTEXTUALIZAÇÃO COMUNICACIONAL À LUZ DOS CONTRATUALISTAS
Guilherme Lins dos Santos (Universidade Federal de Alagoas); Naftali de Oliveira Silva (Universidade Federal de Alagoas)
Palavras-chave:  comunicação, contratualistas, desigualdade social, direito civil, política [Trabalho]


 3160-1 - DO ROMANCE À TELEVISÃO UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DO PROCESSO TRADUTIVO DA MINISSÉRIE CAPITU
Émille Souza Cerqueira (Universidade Federal da Bahia)
Palavras-chave:  Dom Casmurro, Capitu, Minissérie, Tradução, Semiótica [Trabalho]


 2706-1 - ENQUADRAMENTO E REPRESENTAÇÃO DA MULHER NEGRA NAS CAPAS DA REVISTA VIP
Bruno Emanoel dos Santos Rsa (Universidade Federal da Bahia); Danilo Borges E Silva de Araújo (Universidade Federal da Bahia)
Palavras-chave:  Mulher negra, Enquadramento, Representação social, Estereotipo [Trabalho]


 2915-1 - ESTUDANTES DA UFSM: CONSUMO DE MÍDIA E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E MIDIÁTICAS.
Dener Hartmann da Silva (Universidade Federal de Santa Maria); Gabriele Wagner de Souza (Universidade Federal de Santa Maria)
Palavras-chave:  consumo midiático, pesquisa de opinião pública, representações sociais e midiá, jovens, UFSM [Trabalho]


 459-1 - ESTUDO INTRODUTÓRIO SOBRE O COCO DO CALEMBA DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE (RIO GRANDE DO NORTE/ BRASIL) NA FOLKCOMUNICAÇÃO.
Francisco Hiago de Lima Maciel (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Palavras-chave:  Coco de Roda, Cultura Popular, Folclore, Folkcomunicação [Trabalho]


 618-1 - FACEBOOK COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO COM O ELEITOR: ESTUDO DE CASO DA FANPAGE DO SENADOR ROMÁRIO
Aimée Barbosa de Souza (Universidade Veiga de Almeida)
Palavras-chave:  marketing, comunicação, fecebook, política, Romário [Trabalho]


 2963-1 - FANDANGO E ORGANIZAÇÃO SOCIAL: A REPRESENTATIVIDADE CULTURAL DA POPULAÇÃO TRADICIONAL DO LITORAL PARANAENSE
Lucas Patrick do Carmo Silvério de Souza (Universidade Positivo); Graziela Carine Fioreze (Universidade Positivo)
Palavras-chave:  população tradicional, identidade cultural, Fandango, organização social [Trabalho]


 3012-1 - FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO PARA A REALIZAÇÃO DE PROJETOS COLABORATIVOS
Luana Morena Noroes Silveira (Faculdade 7 de Setembro); Davi de Castro Rocha (Faculdade 7 de Setembro)
Palavras-chave:  fatores críticos de sucesso, fatores críticos de sucesso, TEDx, marketing global [Trabalho]


 2821-1 - FEMINISMO E A MULHER NA CONTEMPORANEIDADE: UMA ANÁLISE DE PROPAGANDAS TELEVISIVAS
Flávia Rodrigues Borges (Universidade Federal de São João Del-Rei)
Palavras-chave:  Feminismo, Representação Midiática, Dia Internacional da Mulher [Trabalho]


 1433-1 - FOLKCOMUNICAÇÃO E MÚSICA CAIPIRA: ANÁLISE DAS OBRAS DE TONICO E TINOCO
Letícia Monteiro Rocha (Universidade Católica Dom Bosco)
Palavras-chave:  folkcomunicação, música caipira, Tonico, Tinoco, comunicação [Trabalho]


 3109-1 - FOLKMARKETING NO ABC FUTEBOL CLUBE: APROPRIAÇÕES DOS ELEMENTOS DA CULTURA POPULAR E DO FOLCLORE EM AÇÕES DE MARKETING
Kaline Géssica de Oliveira Rodrigues (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Palavras-chave:  Marketing esportivo, Marca, Folkmarketing, Clube
[Trabalho]


 1435-1 - LEGO: "50 ANOS FAZENDO HISTÓRIA". O DIÁLOGO ENTRE TEXTO E CULTURA.
Leticya Bernadete Alexandre (Universidade Federal de Juiz de Fora); Larissa Silva Bastos Garcia (Universidade Federal de Juiz de Fora)
Palavras-chave:  semiótica, Lego, intertextualidade, quadro ideológico [Trabalho]


 2423-1 - LÚCIO FLÁVIO: A CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM COMO SINTOMA DA ÉPOCA
Nathália Villane Rippel (Universidade Federal de Juiz de Fora)
Palavras-chave:  Análise de Discurso, personagem, jornalismo, sintoma, sujeito [Trabalho]


 3852-1 - LYRA - LABORATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO EM ROBÓTICA E ASTRONÁUTICA. O USO DA ROBÓTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Paulo Borges Viríssimo dos Santos (Escola de Artes, Ciências e Humanidades); Luana Cristina Soares da Silva (Escola de Artes, Ciências e Humanidades)
Palavras-chave:  divulgação científica, robótica, educação, ciências [Trabalho]


 2479-1 - MEMES, UMA META-ANÁLISE: PROPOSTA A UM ESTUDO SOBRE AS REFLEXÕES ACADÊMICAS DO TEMA
Filipe Moreira de Souza Dias (Centro Universitário - FIAMFAAM); Natalia Teles de Figueiredo (Centro Universitário - FIAMFAAM); Pethalla Karime de Souza Salgado Britto (Centro Universitário - FIAMFAAM)
Palavras-chave:  Meme, Comunicação, Internet, Bibliometria [Trabalho]


 2653-1 - O EXERCÍCIO DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO E O DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA COLETIVA NA NARRATIVA TRANSMÍDIA DAS FICÇÕES DE FÃS DE HARRY POTTER
Victor Torres de Mello Teani Comenho (Universidade Federal do Ceará)
Palavras-chave:  Harry Potter, fanfiction, liberdade de expressão, transmídia, inteligência coletiva [Trabalho]


 3444-1 - O JORNALISMO COMO MEDIADOR DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: CASO CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS ONLINE
Betina Albé Veppo (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Palavras-chave:  jornalismo, divulgação científica, Análise do Discurso, Hoje das Crianças online [Trabalho]


 2710-1 - O PAPEL DO TWITTER NO DEBATE DA REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL
Amanda Matos de Luna (Universidade da Amazônia)
Palavras-chave:  Maioridade penal, Twitter, Deliberação online [Trabalho]


 2652-1 - O PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO NAS CAPAS DA REVISTA ELLE BRASIL EM MAIO E JUNHO DE 2015
Pierre Michel (Universidade Estadual do Centro-Oeste)
Palavras-chave:  semiótica, significação, revista, teorias [Trabalho]


 3181-1 - OS REFLEXOS DO SEXISMO E DO ESPECISMO NA MÍDIA
Julia Escoralique Guadagnucci (Faculdade Casper Líbero); Nathalia Garcia Parra (Faculdade Cásper Líbero)
Palavras-chave:  feminismo, especismo, vegetarianismo, sexismo, objetificação [Trabalho]


 3185-1 - PAISAGENS EM (DES)CONSTRUÇÃO
Amanda Rodrigues Mendes (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
Palavras-chave:  Paisagem, Fotografia Contemporânea, Crítica da representação [Trabalho]


 2384-1 - PROCESSOS VINCULATIVOS: O TEMPO LENTO DO HOMEM VERSUS O TEMPO VELOZ DAS MÁQUINAS
Cauê de Souza Rebouças (Faculdade Cásper Líbero); José Eugenio de O. Menezes (Faculdade Cásper Líbero)
Palavras-chave:  Tempo, Vínculos, Comunicação, Ecologia da Comunicação, Mídias Digitais [Trabalho]


 1569-1 - RELAÇÕES FLUIDAS NO FACEBOOK: UMA ANÁLISE NETNOGRÁFICA A PARTIR DO PERÍODO ELEITORAL DE 2014
Marcella Moras Ronconi (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Andrey Albuquerque Mendonça (Escola Superior de Propaganda e Marketing)
Palavras-chave:  política, modernidade líquida, Facebook, relações humanas [Trabalho]


 3307-1 - REMIÇÃO DE PENA POR TEMPO DE ESTUDO E O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS: DA CULTURA DA PUNIÇÃO À GARANTIA DE DIREITOS
Isabela Ferreira de Sá Borrelli (Faculdade Cásper Líbero); Cilene Victor da Silva (Faculdade Cásper Líbero)
Palavras-chave:  direitos humanos, remição de pena, cultura da punição, comunicação, mediação de conflitos [Trabalho]


 550-1 - SENSUAL MERCADOLÓGICO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DA CAMPANHA “BRASIL, TE AMO!” E SEUS EFEITOS NO PÚBLICO ALVO
Thaise Araujo Ferreira (Universidade da Amazônia); Alessandra Vieira Benicio (Universidade da Amazônia)
Palavras-chave:  Semiótica, Sensualidade, Comunicação, Pierce [Trabalho]


 2884-1 - VEM PRA RUA: APROPRIAÇÃO DA MÍDIA E PARTICIPAÇÃO POPULAR NA INTERNET
Emanuel Victor Carvalho (Universidade de Fortaleza)
Palavras-chave:  comunicação, publicidade, vem pra rua, internet [Trabalho]


 1562-1 - “MAUS - A HISTÓRIA DE UM SOBREVIVENTE” E O SEU PAPEL NA DOCUMENTAÇÃO HISTÓRICA
Júlia Romagnoli Gomes (Universidade Federal de Juiz de Fora); Isabella de Sousa Gonçalves (Universidade Federal de Juiz de Fora); Carla Ramalho Procópio (Universidade Federal de Juiz de Fora)
Palavras-chave:   Jornalismo em Quadrinhos, Maus, Documentação, História [Trabalho]


©2015 - Todos os direitos reservados a INTERCOM
Adaltech