42º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

Universidade Federal do Pará (UFPA) - Belém-PA - 2 a 7 de setembro de 2019

ISSN: 2175-4683

Trabalhos


DT4-CI: GP Cinema
[Voltar]


1663-1 - A ANTROPOFAGIA INDÍGENA EM “COMO ERA GOSTOSO O MEU FRANCÊS” (1971) E “CANIBAIS” (2016)
Vívian de Nazareth Santos Carvalho
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  antropofagia, sociedades indígenas, cinema, análise do discurso
[Trabalho]


 
1826-1 - A GAMBIARRA COMO ALEGORIA POLÍTICA NO DISCURSO IMAGÉTICO DO CINEMA CONTEMPORÂNEO BRASILEIRO
Iomana Rocha de Araujo Silva
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  Cinema, Direção de arte, estética, politica
[Trabalho]


 
1607-1 - A MORTE COMO VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NO GÊNERO DO HORROR
Bruno Alves Ferreira
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  cinema de horror, morte, raça, representação, violência simbólica
[Trabalho]


 
391-1 - A MÚSICA DE CINEMA DE CAETANO VELOSO
Marcia Regina Carvalho da Silva
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  história do cinema brasileiro, trilha musical, canção no cinema, música popular brasileira, comunicação audiovisual
[Trabalho]



2048-1 - A PERFORMANCE CÔMICA EM MAZZAROPI: ASPECTOS DA REALIDADE BRASILEIRA PELAS LENTES DO HUMOR NO CINEMA
Juliana Junqueira, Lara Lima Satler
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  Cinema, Cômico, Mazzaropi, Performance
[Trabalho]



1788-1 - A TRAJETÓRIA DO CRÍTICO E CINEASTA FERNANDO SPENCER E SUA RELEVÂNCIA PARA O AUDIOVISUAL PERNAMBUCANO
Alexandre Figueirôa Ferreira
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  Fernando Spencer, cinema pernambucano, crítica, cinefilia, Ciclo do Recife
[Trabalho]



738-1 - ALÉM DA TELA: A EXPERIÊNCIA MULTISSENSORIAL DAS SALAS DE CINEMA
Dirceu Lemos da Silva
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  cinema expandido, cinema aromático, sinestesia, 4D, mercado cinematográfico
[Trabalho]



1212-1 - ALITA: UM ANJO DE COMBATE A SERVIÇO DA PÓS-MODERNIDADE
Francisco de Moura Pinheiro
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  cinema, comunicação, ficção, maniqueísmo, pós-modernidade
[Trabalho]



45-1 - AMAZONAS, AMAZONAS DE GLAUBER ROCHA E A MÚSICA DE VILLA-LOBOS: ENTRE MITOS E SUA DESCONSTRUÇÃO, ENTRE PASSADO, PRESENTE E FUTURO
Luíza Beatriz Amorim Melo Alvim
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  Cinema Novo, Glauber Rocha, Villa-Lobos, música, representações culturais
[Trabalho]



134-1 - DO ESTÁTICO AO ANIMADO: A DIFERENÇA NA TRAJETÓRIA DO CINEMA DE ANIMAÇÃO AMERICANO PARA O JAPONÊS
Luiza Pires Bastos
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  Cinema de Animação, Disney, Studio Ghibli, Contos
[Trabalho]



1470-1 - DOCUMENTARISTAS RONDONIENSES: UMA INTRODUÇÃO À PRODUÇÃO AUDIOVISUAL DE NÃO-FICÇÃO DO REALIZADOR BETO BERTAGNA
Juliano José de Araújo
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  Beto Bertagna, Cineastas rondonienses, Cultura audiovisual amazônica, Documentário, Rondônia
[Trabalho]



463-1 - FANTASMAS NA TRILOGIA TAISHO DE SEIJUN SUZUKI: AUTORIA ANÁRQUICA OU PARÓDICA?
Jamer Guterres de Mello, Aloísio Corrêa de Araújo
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  Cinema, Linda Hutcheon, Pós-Modernismo, Seijun Suzuki, Taisho
[Trabalho]



1589-1 - GREENAWAY, VERONESE E A NOÇÃO DE ORIGEM HOJE
Denise Costa Lopes
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  origem, cópia, Benjamin, autenticidade, experiência
[Trabalho]



1390-1 - INTERAÇÕES ENTRE TÉCNICA E ESTÉTICA: APROXIMAÇÕES PARA O ESTUDO DO SOM DIRETO EM EXTERNAS NO BRASIL
Igor Araújo Porto
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  cinema brasileiro, som direto , técnica, estética, estudos do som
[Trabalho]



1203-1 - MEMÓRIA E FASCISMO – A VERDADE DO CINEMA E DA POLÍTICA ESTÁ EM SEUS EFEITOS
Roni Franci Dutra Filgueiras
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  Poder, Memória, Cinema documentário, Nazismo, Estado Novo
[Trabalho]



644-1 - MONTADORES BRASILEIROS: ENTRE O ANONIMATO E A FORÇA INVENTIVA NO AUDIOVISUAL
Elianne Ivo Barroso
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  Montagem, Editores, História Cinematográfica, Estética audiovisual, Pesquisa-ensino-extensão
[Trabalho]



1107-1 - O DETALHE COMO PUNCTUM: UMA REFLEXÃO SOBRE A REAPROPRIAÇÃO DE IMAGENS DE ARQUIVO EM NO INTENSO AGORA
Arthur Arantes Bilego
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  documentário, No intenso agora , studium e punctum , imagens de arquivo, detalhes
[Trabalho]



539-1 - O HORROR CORPORAL EM VOLK: UM CINEMA ATRAVÉS DOS SENTIDOS
Paulo Souza dos Santos Junior
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  cinema, análise fílmica, estilo, pós-cinema, horror
[Trabalho]



1350-1 - O OLHAR CINEMATOGRÁFICO DE JOSÉ MEDEIROS
Roselita Lopes de Almeida Freitas
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  Cinematografia, Fotografia, Cinema–novo, Linguagem
[Trabalho]



959-1 - O PRIMEIRÍSSIMO PLANO COMO ORIGEM DO DESPRAZER: UMA ANÁLISE CONTRACINEMÁTICA DE FUNNY GAMES
Thiago Henrique Ramari
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  Funny Games, Michael Haneke, primeiríssimo plano, contracinema, desprazer
[Trabalho]



110-1 - O PROCESSO E DEMOCRACIA EM VERTIGEM: CINEMA-DIRETO E CINEMA-VERDADE SOB UM OLHAR FEMININO NO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO
Luiza Cristina Lusvarghi
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  Netflix, Cinema-verdade, Cinema-direto, Documentário, Protagonismo Feminino
[Trabalho]



2012-1 - O SILÊNCIO E A DESACELERAÇÃO NA VIDEOARTE DE BILL VIOLA
Yasmin Pires Ferreira
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  silêncio, desaceleração, audiovisual, vídeo, Bill Viola
[Trabalho]



106-1 - O SILÊNCIO NA HISTÓRIA DO CINEMA EM FACE DE ALICE GUY BLACHÉ
Amanda Lopes Fernandes
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  História do cinema, Alice Guy Blaché, Mulher
[Trabalho]



940-2 - O SLASHER DO SÉCULO XXI: ACELERAÇÃO DO FLUXO NARRATIVO E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA REMAKES DE FILMES DE TERROR
Filipe Tavares Falcão Maciel
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  Filme de terror, refilmagem, fluxo narrativo, aceleração, slasher
[Trabalho]



2170-1 - OS VÍDEOS ENSAIOS SOBRE CINEMA E SUAS POSSIBILIDADES: AS ORIGENS E UMA ANÁLISE TEMÁTICA
Edilson de Souza Teixeira
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  Vídeos ensaios, Nostalgia, Andrei Tarkóvski
[Trabalho]



136-1 - PECADO NA SACRISTIA: PADRES, FREIRAS E SANTOS NA BOCA DO LIXO
Andre Gustavo de Paula Eduardo, Genio Nascimento
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  Cinema brasileiro, Boca do Lixo, religião, pornochanchada
[Trabalho]



1648-1 - PERSONAGENS MARGINALIZADOS NO CINEMA: UMA ANÁLISE DO FILME PIXOTE – A LEI DO MAIS FRACO
Bruna Maria Paixão Castelo Branco, José Ferreira Júnior
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  José Louzeiro, Cinema, Marginalizados, Literatura, Crianças e adolescentes
[Trabalho]



621-1 - RECONTAR A DOR: FICÇÃO E MEMÓRIA NO ABUSO DE JENNIFER FOX
Felipe Reis Gasparete
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  Cinema, Memória, Ficção, Abuso sexual
[Trabalho]



547-1 - REVISÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE ANIMAÇÃO NO INTERCOM NACIONAL: 2009 A 2018
Gustavo de Melo França
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  produção científica, animação, desenhos animados, anime, intercom
[Trabalho]



2116-1 - REVISIONISMO OU NEGACIONISMO? A DITADURA CIVIL-MILITAR NO FILME “1964 – O BRASIL ENTRE ARMAS E LIVROS (2019)”
Márcia Neme Buzalaf
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  1964 – o Brasil entre armas e, cinema, história, revisionismo, negacionismo
[Trabalho]



2257-1 - RUGIDOS DO APOCALIPSE: O COSMICISMO EM O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA (1974)
Lucio de Franciscis dos Reis Piedade Filho
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  O Massacre da Serra Elétrica, Cinema de Horror, Gótico Sulista, Tobe Hooper, H. P. Lovecraft
[Trabalho]



1771-1 - SAUDOSISMO E NOSTALGIA NO CINEMA: UMA BREVE ANÁLISE FILME TURMA DA MÔNICA - LAÇOS
Bruno Vieira Leonel
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  saudosismo, mídia, cinema, quadrinhos
[Trabalho]



430-1 - YOUR NAME E AS IDENTIDADES
Thátilla Sousa Santos, Lara Lima Satler
Área: GP Cinema
Palavras-chave:  Animações japonesas, Your Name, Crise de identidade, Identidade cultural
[Trabalho]