XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE

Uneb - Juazeiro - BA - 05 a 07 de julho de 2018

ISSN: 2177-790X

Trabalhos


IJ: Comunicação Audiovisual
[Voltar]

 
838-1 - 13 REASONS WHY: UMA ANÁLISE DA DIFUSÃO DO SUICÍDIO A PARTIR DA SÉRIE
Bruna Requião Fentanes da Silva (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia); Aline Rocha Alves Ribeiro (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia); Lucas Silva Pires de Oliveira (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia); Thiago Viana de Araújo (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  13 reasons why, mídia, performance, suicídio
[Trabalho]


 
1383-1 - A DIREÇÃO DE ARTE EM SHERLOCK: A TESSITURA DA VISUALIDADE DA CENA E A NARRATIVA AUDIOVISUAL
Luane Batista dos Santos (Universidade do Recôncavo da Bahia); Dorotea Souza Bastos (Universidade do Recôncavo da Bahia)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:   Direção de Arte, Narrativa, Produção Seriada, Sherlock
[Trabalho]


 
553-1 - A EXPERIÊNCIA DA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL NO PROCESSO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Juliana da Silva Mutti Caldas (Universidade do Estado da Bahia)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  audiovisual, experiência, educação, comunicação
[Trabalho]


 
561-1 - A QUESTÃO RACIAL ABORDADA NA SÉRIE ANTOLÓGICA AMERICAN CRIME STORY: THE PEOPLE VS O.J SIMPSON
Saskia Almino Lemos (Universidade Federal da Paraíba)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Antologia, Questão Racial, American Crime Story, Narrativa, Ficção Seriada
[Trabalho]


 
1242-1 - A REFORMULAÇÃO DE FORMATOS TELEVISIVOS NA ABORDAGEM DA NEGRITUDE: UMA ANÁLISE DOS PERSONAGENS DA SÉRIE EMPIRE
Rhayller Peixoto da Costa Souza (Universidade Federal de Alagoas); Júlio Arantes Azevedo (Universidade Federal de Alagoas)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Empire, formato, narrativa, negro, televisão
[Trabalho]


 
340-1 - A TRAJETÓRIA DE BENJAMIN ABRAHÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A MEMÓRIA DE LAMPIÃO
Micael Luz Amaral (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia); Euclides Santos Mendes (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Benjamin Abrahão, Baile Perfumado, Lampião, o Rei do Cangaço, Memória do Cangaço, Musa do Cangaço
[Trabalho]


 
1323-1 - ANÁLISE DO PROGRAMA INFANTIL TELEVISIVO CONTAROLANDO COM CAROL LEVY À LUZ DOS CRITÉRIOS DE QUALIDADE
Thaina Maria Bezerra Nogueira (Universidade Federal de Pernambuco)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Mídia, Infância, Televisão, Análise, Qualidade
[Trabalho]


 
71-1 - APONTAMENTOS SOBRE A REPRESENTAÇÃO NEGRA NO CINEMA BRASILEIRO, A PARTIR DOS PERSONAGENS INTERPRETADOS POR LÁZARO RAMOS NOS FILMES Ó PAI Ó E CIDADE BAIXA
Jônatas de Sousa Silva Pereira (Universidade Federal da Bahia)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  cinema negro, representação negra, estereótipos
[Trabalho]


 
857-1 - ARTE E REPRESENTAÇÃO: O POPULAR RECONFIGURADO NA ESTÉTICA CINEMANOVISTA
Lorrayne Bárbara Ferreira do Nascimento (Faculdade dos Guararapes); Lucas Xavier da Silva (Faculdade dos Guararapes)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Cinema Brasileiro, Cinema Novo, Cultura Popular, Reconfiguração
[Trabalho]


 
1351-1 - ARTIVISMO NA CONSTRUÇÃO DAS NARRATIVAS DO ÁLBUM A MULHER DO FIM DO MUNDO
Alexandre Bezerra de Almeida (Centro Universitário do Vale do Ipojuca)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Narrativas, violência doméstica, Elza Soares, empoderamento feminino, indústria fonográfica
[Trabalho]


 
1330-1 - AS DIFERENTES MANEIRAS DE COMUNICAR EM VIDEOAULAS VEICULADAS AO VIVO PELA INTERNET
Davi César Batista Soares (Universidade Federal do Ceará)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Audiovisual, Ao Vivo, Educação a distância, Internet, Videoaula
[Trabalho]


 
270-1 - BAD ROMANCE: A PRESENÇA DAS CATEGORIAS ESTÉTICAS DA FEIURA, DO GROTESCO E DO CAMP NA IDENTIDADE DA CANTORA LADY GAGA
Luane Fernandes Costa (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Estética, Lady Gaga, Grotesco, Camp, Alteridade
[Trabalho]


 
642-1 - BANDEIRA 2: UMA ANÁLISE SOBRE O PROGRAMA POLICIAL DA RÁDIO JORNAL DE PERNAMBUCO
Adilson Manoel Silva de Santana (Universidade Federal da Paraíba)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Bandeira Dois, Gino césar , Radialismo, Rádio Jornal , Sensacionalismo
[Trabalho]


 
1229-1 - GUERREIRO JOANA GAJURU: RESISTÊNCIA, RECONHECIMENTO E PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA
Viviane da Silva Lima (Universidade Federal de Alagoas)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  cultura popular, fotografia, Guerreiro, Joana Gajuru, memória
[Trabalho]


 
262-1 - HISTÓRIA E RESISTÊNCIA: A MULHER NEGRA COMO PROTAGONISTA NA TELEDRAMATURGIA BRASILEIRA
Gabriel Nascimento Rosa (Universidade Estadual de Santa Cruz)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  estereótipo, mulher, negra, protagonismo, representação
[Trabalho]


 
1259-1 - I LOVE MALLORY: ASPECTOS DO ENTRETENIMENTO DA PÓS-MODERNIDADE NO FILME "ASSASSINOS POR NATUREZA"
Alice Simões da Mota Ramos (Universidade Federal de Pernambuco); André Felipe Costa Santa Rosa Lima (Universidade Federal de Pernambuco)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Cinema, Estética, Pós-Modernidade, Sitcom, Televisão
[Trabalho]


 
1018-2 - INTERTEXTUALIDADE NO AUDIOVISUAL: UMA ANÁLISE À ALUSÃO DA OBRA HAMLET NA SÉRIE SONS OF ANARCHY E A LINGUAGEM BUKOWSKIANA NA SÉRIE CALIFORNICATION
Daniele Ribeiro da Silva (Universidade Federal do Cariri)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Comunicação, Intertextualidade, Dialoguismo, Audiovisual, Cinema
[Trabalho]


 
1185-1 - LA CASA DE PAPEL: UM ESTUDO SOBRE A INVERSÃO DE VALORES PRESENTE NA SÉRIE ESPANHOLA
Eurídice Janaína Ferreira de Carvalho (Universidade Federal de Alagoas); Marinês Maria dos Santos (Universidade Federal de Alagoas)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  La Casa de Papel, Séries, Netflix, Inversão de Valores, Vilões
[Trabalho]


 
401-1 - MACEIÓ VISUAL: IDENTIDADE E MEMÓRIA URBANA DESCENTRALIZADAS A PARTIR DA FOTOGRAFIA
Pedro Henrique do Rosário Correia (Universidade Federal de Alagoas)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Fotografia, Maceió, Memória, Redes Sociais
[Trabalho]


 
108-1 - MIDIATIZAÇÃO RELIGIOSA: ESTUDO DE CASO DO PROGRAMA JESUS PARA TODOS
Erivaldo Laurindo Ferreira (Universidade Estadual da Paraíba); Goretti Maria Sampaio de Freitas (Universidade Estadual da Paraíba)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  rádio, midiatização religiosa, catolicismo, recepção, jovens
[Trabalho]


 
1169-1 - O CINEMA MUSICAL DE ANIMAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS ATRAVÉS DAS CANÇÕES EM ‘MULAN’
Marina dos Santos Santiago (Universidade Federal de Pernambuco)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  cinema musical, cinema de animação, musical, Disney, Tecnologias de gênero
[Trabalho]


 
1083-1 - O FILME-ENSAIO E O CINEMA NOVO: CRITICA AO PRESENTE PELO RESGATE DO PASSADO
Ingryd Rodrigues da Silva (Universidade Federal de Alagoas)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Cinema, Cinema brasileiro contemporâneo, filme-ensaio
[Trabalho]


 
191-1 - O RÁDIO E SUA IMPORTÂNCIA NA COBERTURA DO FUTEBOL AMADOR DE CACHOEIRA/BA
Rodrigo de Azevedo Gomes (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia); Daniela Costa Ribeiro (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Rádio , Interior, Futebol Amador, Cobertura Jornalística
[Trabalho]


 
530-1 - O SILÊNCIO NA TRANSIÇÃO MODERNISTA DE INGMAR BERGMAN
Yuri Costa da Silva Rodrigues (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Cinema, Ingmar Bergman, Som, Trilogia do Silêncio
[Trabalho]


 
384-1 - OS RUÍDOS EM 'VIVER A VIDA' DE JEAN-LUC GODARD
Maria Paula Lucatelli Doria Soares (Unifavip); João Pedro Melo (Unifavip)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  arte, cinema, Godard, ruídos
[Trabalho]


 
1281-1 - PANORAMA DA PROGRAMAÇÃO TELEVISIVA EM ALAGOAS
Letícia Bezerra Silva (Universidade Federal de Alagoas); Lysanne de Oliveira Ferro (Universidade Federal de Alagoas); Júlio Arantes Azevedo (Universidade Federal de Alagoas)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Televisão, Programação, Emissoras, Alagoas
[Trabalho]


 
981-1 - PRODUÇÃO CURTAMETRAGISTA EM PERNAMBUCO: UM LEVANTAMENTO QUANTITATIVO
Éllida Belarmino (Universidade Federal de Pernambuco)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Curta-metragem, Pernambuco, Política cultural, mecanismos de incentivo
[Trabalho]


 
477-1 - RACISMO E LUTA DE CLASSES EM “BRANCO SAI, PRETO FICA”
Letícia Maria Guedes Barbosa (Universidade Federal de Pernambuco); Alice Simões da Mota Ramos (Universidade Federal de Pernambuco)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  cinema, estudos culturais, mapa noturno, política, racismo
[Trabalho]


 
586-1 - RÁDIO WEB: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DA SERRA MIX
Walisson Porto Brito (Universidade Estadual da Paraíba); José Primitivo Leal Neto (Universidade Estadual da Paraíba); Fabiana Ferreira da Silva (Universidade Estadual da Paraíba); Goretti Maria Sampaio de Freitas (Universidade Estadual da Paraíba)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Rádio web, Serra Mix, Interação
[Trabalho]


 
128-1 - REPRESENTAÇÕES DO SEMIÁRIDO NORDESTINO NOS FILMES SER TÃO AVOADOR (2013) E ABRIL DESPEDAÇADO (2001)
Cássio Felipe de Lima Silva Viana (Universidade do Estado da Bahia); Carla Conceição da Silva Paiva (Universidade do Estado da Bahia)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Representação, identidade, semiárido nordestino, audiovisual
[Trabalho]


 
372-1 - RETRATOS DE FAMÍLIA: A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NA COLEÇÃO FRANCISCO RODRIGUES
Kerolayne Correia de Oliveira (Faculdades Integradas Barros Melo); Elisa Cristine Ezídio Cavalcanti (Faculdades Integradas Barros Melo); Filipe Costa de Souza Cavalcanti (Faculdades Integradas Barros Melo)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Fotografia, Coleção Francisco Rodrigues, representação, mulher, família
[Trabalho]


 
1243-1 - SIGNOS DO TEMPO DE FELICIDADE: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DA MÚSICA “VAI PASSAR RÁPIDO”
Lyzlane Silva Vasconcelos (Unifanor Wyden); Diego Frank Marques Cavalcante (Unifanor Wyden)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  clipe, música, Semiótica, Tempo, Vai Passar Rápido
[Trabalho]


 
209-1 - TRANSVERSALIDADE E SINCRETISMO ENTRE MODALIDADES ARTÍSTICAS PRESENTE NA LINGUAGEM AUDIOVISUAL DOS VIDEOCLIPES
Jadiewerton Tavares da Silva (Universidade Federal de Pernambuco)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  videoclipe, videoarte, audiovisual, comunicação , música
[Trabalho]


 
1131-1 - VANILLA SKY OU QUANDO FOUCAULT VIGIA OS JOGOS DE SENNETT
Arthur Emir Clifford Valença (Universidade Federal de Pernambuco); José Tarisson Costa da Silva (Universidade Federal de Pernambuco); Lucas Xavier da Silva (Universidade Federal de Pernambuco)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  existência , performance , redes sociais, Vanilla Sky, vigilância
[Trabalho]


 
794-1 - VELHOS FORMATOS EM NOVAS MÍDIAS: O DILEMA DE "HORACE AND PETE"
Renan Siqueira Xavier (Universidade Federal da Paraíba)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  Narrativas seriadas, Televisão distribuída pela internet, Experimento, Teleteatro
[Trabalho]


 
481-1 - “COTAS. A QUEM INTERESSA? ”
Laíne Lopes da Silva (Universidade do Estado da Bahia); Bárbara Daiana da Anunciação Nascimento (Universidade do Estado da Bahia); Helen Campos Barbosa (Universidade do Estado da Bahia); Dandara Amorim de Aragão Gonçalves (Universidade do Estado da Bahia)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  ações afirmativas, subjetividades, raça e gênero, videorreportagem
[Trabalho]


 
393-1 - “YOU'LL FLOAT TOO”: O CONSUMO DA NOSTALGIA ANALISADO ATRAVÉS DO FILME IT, A COISA
Bruno Luiz de Oliveira Neto (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Gleicy Louis Souza Santiago (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Pablo Petterson Praxedes da Silva (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Samir Magoya de Medeiros Santos (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)

IJ: Comunicação Audiovisual
Palavras-chave:  consumo, filme de terror, It, nostalgia
[Trabalho]