22 de novembro de 2018

A V Conferência do Pensamento Comunicacional Brasileiro (Pensacom Brasil 2018) divulga a lista de trabalhos selecionados para seus nove Grupos de Trabalho (GTs), a serem apresentados nos dias 10 e 11 de dezembro, a partir das 14h30, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc/SP, em São Paulo. Ao todo, os nove GTs terão 54 trabalhos, que serão publicados nos anais do evento no início de 2019.

O Pensacom 2018, promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e realizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e pela Cátedra Unesco-Umesp de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, propõe o tema central “Comunicação, conexões e juventudes”. Além das apresentações nos GTs, a programação terá colóquios com nomes importantes da academia e do mercado profissional de Comunicação, seção de lançamento de publicações, encontro do Fórum Ensicom e uma homenagem ao idealizador da conferência, o professor José Marques de Melo.

A V Conferência do Pensamento Comunicacional Brasileiro vai de 10 a 11 de dezembro de 2018, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc/SP, em São Paulo. Clique para acessar a programação completa.

Confira a lista dos trabalhos selecionados:


GT 1 – PENSAMENTO COMUNICACIONAL
Data: 10/12

Coordenação: Sonia Jaconi
AUTORIA TRABALHO
Antonio de Andrade Primórdios da televisão no Brasil: o olhar jornalístico
Rodrigo Gabrioti Cinco Olhares para um Pensamento Comunicacional Brasileiro a partir do Fomento FAPESP
Lizbeth Kanyat Reflexões sobre a recepção de ficção estrangeira: pressupostos teóricos e aproximações do objeto empírico
Adriana C. A. do Amaral
Ingrid Pfützenreuter Castanho Bizan
Inspirar o Diálogo em Tempos de Incomunicação
Carlos Humberto Ferreira Silva Júnior Ethos: uma proposta classificatória para a utilização do conceito na área da comunicação
Carlos Eduardo Bertin
Tássia Aguiar de Souza
A presença do jornalismo opinativo em uma sociedade de risco: o desabamento no Largo Paissandu e a opinião da Folha e do Estadão
Cláudio Messias Do pensamento comunicacional latino-americano a um curso de graduação em Educomunicação: renovações e avanços na perspectiva do paradigma educomunicativo

GT 2 – COMUNICAÇÃO POPULAR E ALTERNATIVA
Data: 10/12

Coordenação: Marcos Correa
AUTORIA TRABALHO
Isabela Matos Lobão A mudança da representação da mulher através dos projetos gráficos das capas da Revista Claudia nos anos 70 e 80
Georgia de Mattos A análise comunicacional da identidade transexual na telenovela A Força do Querer: uma perspectiva dos Estudos Culturais
Helder Marques de Sousa Coelho Jornal Preto no Branco no cenário da imprensa alternativa
Arthur Breccio Marchetto Renan Marchesini de Quadros Souza Aproximações entre Ratos de Porão e o Gonzo Journalism
GT 3 – COMUNICAÇÃO DIGITAL E TECNOLOGIAS
Data: 10/12

Coordenação:: Marcio Carneiro e Raquel Longhi
AUTORIA TRABALHO
Pâmela Dickmann
Marta Brod
Facebook como ferramenta de participação e inovação na comunicação
Alessandra Lourenço Simões O discurso de ódio na internet: liberdade de expressão, arquétipos e compreensão
Vinicius Suzigan Ferraz Tecnologia e Comunicação: reflexões socioculturais
Gláucio Antônio Santos Larissa Marques Vidigal Lana
Vitor Emanuel Maia Ferreira
A migração da produção de programetes de divulgação científica para a construção de Podcasts na Rádio Ufop
Marina Jugue Chinem
Missila Loures Cardozo
Narrativas Transmídia e suas Interfaces Gráficas em Games
Edna Fátima Pereira da Silva Redes Virtuais de Relacionamento: Laços Fortes e Fracos nas Fake News da Corrida Eleitoral
Luis Octávio Gabatelli Comunicação e processos cognitivos na conversão da inteligência artificial

GT 4 – FOLKCOMUNICAÇÃO
Data: 10/12

Coordenação: Eliane Mergulhão
AUTORIA TRABALHO
Cristian Rogério Moroni Cristina Schmidt Ex-voto: fé concretizada
Rubens Lopes Junior As Relações Entre as Etnias no Desenvolvimento da Sociedade Brasileira e o Surgimento da Teoria Folkcomunicacional
Giselle Gomes da Silva Prazeres As narrativas dos Jogos Digitais com Conteúdos Folkcomunicacionais: uma proposta metodológica
Francisco José da Silva Rocha Filho
Gilmar Santana
A sociologia dos sistemas de sinais, a Folkcomunicação e a questão da identidade indígena
Flávio Santana
Guilherme Fernandes
De Jornalista à Pioneiro nas Ciências da Comunicação: Aportes Teóricos e Metodológicos para Entender a Obra de Luiz Beltrão

GT 5 – COMUNICAÇÃO E RELIGIÕES
Data: 10/12

Coordenação: Jorge Miklos
AUTORIA TRABALHO
Luiz Guilherme Leite Amaral O Cristo crucificado como mídia e a einfühlung (empatia) como mensagem de fé cristã
Jansen Hinkel Protegidas do Sol: A Religião e o Cárcere Privado no Cinema Iraniano
Regina Helena de Oliveira Santos Nicolosi Do templo ao profeta: da mortificação do corpo à construção da tecnologia como religião na civilização cibercultural
Maria Luisa Ramirez Soares
Ivete Maria Soares Ramirez Ramirez
Gabrielle Pellucio
Fronteira da fé: o divino, o sagrado e o empoderamento feminino representado pelas caixeiras da guia, sobrevivendo à exclusão
Roberta Borges Hoff Matarazzo Imagens da Intolerância Religiosa na Mídia: um estudo das capas da Revista Veja na década de 1990
Leonardo Torres O Caso do Linchamento da “Bruxa do Guarujá”: sobre contágio psíquico, mimese e empatia

GT 6 – COMUNICAÇÃO E SAÚDE
Data: 11/12

Coordenação: Ieda Borges
AUTORIA TRABALHO
Thiago Pássaro
Gislene Ameri
A Comunicação em Saúde, multimídia e de interesse público na campanha de vacinação de HPV e Meningite C de 2018 do Ministério da Saúde
Milena Cristina Peres
Kátia Zanvettor Ferreira
Instagram, autoestima e transtornos alimentares: resultados do grupo focal

GT 7 – COMUNICAÇÃO E MERCADO
Data: 11/12

Coordenação: Daniel Galindo
AUTORIA TRABALHO
Kátia Bizan A (R)Evolução do Consumo: “keeping up with the Joneses”
Carolina Fabris Ferreira Os Sentidos do Trabalho na Revista Vida Simples
Angela Miguel Corrêa
Lilian Sanches
Rafael Gonçalves
O Uso de Elementos da Cultura Pop Como Estratégia de Branding em Propagandas de Cerveja
Bruno Vasconcelos Não Sou Seu Preto: as questões raciais na criação publicitária a partir da análise discursiva da campanha do Personal Vip Black.
Cássia Pérez da Silva
Jane Aparecida Marques
A criação de valores das obras de arte no contexto do mercado de arte global e doméstico
Patricio Dugnani O consumo e as listas: a mercadoria como objeto sagrado
Selma Peleias Felerico Garrini Novas Formas de Comunicação: Corpo, Consumo e Obsessão Midiatização e Publicização dos Torcedores na Pele
Wilton Garcia Reflexões sobre a Diversidade no Mercado-Mídia: Impressões Contemporâneas
Gisele Baumgarten Rosumek
Marília Matos Gonçalves
Richard Perassi Luiz de Sousa
Sintaxe da Linguagem Visual Aplicada ao Design de Marcas
Giovana Tiemi Mizushima Casimiro
Roberto Gondo Macedo
Relação direta entre marca e causas sociais: a importância do posicionamento da Nike no caso Colin Kaepernick e o racismo

GT 8 – COMUNICAÇÃO E POLÍTICA
Data: 11/12

Coordenação: Roberto Gondo
AUTORIA TRABALHO
Carina Borges Rufino O novo feminismo Uma análise do movimento sob a perspectiva dos Estudos Culturais
Cleide Rodrigues Picolo Grampo telefônico da conversa de Dilma e Lula e as manifestações públicas pelo país sob o prisma da grande mídia e imprensa alternativa
Fábio Henrique Mascarenhas Enéas não morreu: uma busca por publicações relacionadas ao político Enéas Ferreira Carneiro no período pré-eleitoral
Ana Paula Mendes Alcanfôr Nascimento Magalhães Comunicação e Cidadania: reflexões sobre o territorialidade e política
Jéssica Cristina de Campos Luciana Coutinho Pagliarini de Souza Meandros do mito sob a lente de Barthes: o político como foco
Diogo Rógora Kawano
Leandro Leonardo Batista
Marketing Político e Mídias Sociais: um estudo bibliométrico comparativo entre o cenário nacional e global
João Gremmelmaier Candido
William Ladeia de Carvalho
São Paulo Virada de Cinza: A comunicação municipal em massa para a construção de uma imagem-promoção
Claudia Regina Lemes
Paulo Roxo Barja
Análise estatística da utilização da rede social Facebook por parte de alunos de escolas estaduais paulistas em contexto de mobilização contra a reorganização escolar

GT 9 – COMUNICAÇÃO E JUVENTUDES
Data: 11/12

Coordenação: Ricardo Alvarenga
AUTORIA TRABALHO
Gilson Arão Júlio Neto
Eunice Maria Nazarethe Nonato
Edmarcius Carvalho Novaes
Ana Cristina Marques Lemos
Mídia e Juventude: o discurso midiático sobre o jovem acautelado no Vale do Rio Doce
Marcos Jose Zablonsky
Júlio César Rigoni Filho
Caminhos da comunicação na prevenção às drogas na juventude
Izabel Marques Meo Oficinas de Leitura com produção escrita – relato de experiência com alunos de jornalismo
Nilson Zimantas de Moraes
Diego Marques de Carvalho
Formas de cooperação internacional na promoção da cena punk