15 de agosto de 2025

Na próxima quinta-feira (21), ocorre o X Fórum Comunicação e Trabalho, das 14h às 21h, na Escola de Comunicações e Arte da Universidade de São Paulo. As inscrições para a participação presencial continuam abertas até terça-feira(19), são gratuitas e podem ser feitas através deste formulário.

Com o tema “Impactos da plataformização e da datificação: comunicação, trabalho, infraestrutura, soberania”, o evento discutirá os desafios e transformações no mundo do trabalho e da comunicação diante da crescente digitalização e do domínio das plataformas. Além da possibilidade de participação presencial, o Fórum também será transmitido online, sem necessidade de inscrição prévia. Mas, vale destacar que neste caso, o acompanhamento de forma digital não dará direito à emissão de certificado de participação.

Desde sua primeira edição, o Fórum Comunicação e Trabalho se consolidou como um espaço fundamental para a discussão dos impactos das novas tecnologias, da digitalização nas relações de trabalho e nas formas de comunicação. Em 2025, ocorre a celebração de 10 anos do evento, que se consolida, ano a ano, como espaço de análise e compreensão das complexas dinâmicas do mundo contemporâneo.

A programação será dividida em dois painéis. Confira o detalhamento abaixo:

14h às 17h – Mesa 1: “Economia digital: datificação, infraestrutura e soberania”

Participações de:

Marcos Dantas – Professor Titular aposentado da Escola de Comunicação da UFRJ. ex-Diretor do Centro Internacional Celso Furtado para o Desenvolvimento.

Ana Flávia Marques (CPCT-ECA/USP) – Pesquisadora do CPCT-ECA-USP.

Fábio Tozi – Professor da Universidade Federal de Minas Gerais e coordenador do Observatório das Plataformas Digitais (OPD).

Luís Henrique Gonçalves –  Pesquisador de Pós-doutorado no CPCT-ECA-USP.

Mediação: Cláudia Nonato – Professora da Pós-graduação da UNIP e Pesquisadora do CPCT-ECA/USP.

18h às 21h – Mesa 2: “Comunicação e trabalho no contexto da economia digital de dados: impactos e perspectivas”

Participações de: Nina da Hora – Cientista da computação, pesquisadora e ativista brasileira, criadora do Instituto da Hora.

Carlos Ryal – Ilustrador, presidente da União Democrática de Artistas Digitais.

Rafael Grohmann – Professor da Universidade de Toronto, Canadá.

Mediação: Naiana Rodrigues – Pesquisadora do CPCT-ECA/USP.

Para mais detalhes do evento, acesse o site oficial, clicando aqui.

 

Tags: