13 de fevereiro de 2025
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) premiou na última terça-feira (11), as vencedoras do 6º Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher. Nesta edição, foram recebidas mais de 760 inscrições de todas as regiões do país. Sete mulheres foram vencedoras nas categorias Exatas, Humanas e Biológicas (Ensino Médio e Superior), além de uma menção honrosa.
Na área de Humanidades a vencedora foi Angélica Azevedo e Silva, estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB), e foi premiada pelo trabalho “Diagnóstico das dimensões da sustentabilidade urbana no município de Cavalcante-GO e Urbanismo Kalunga: sustentabilidade, ancestralidade e identidade”. Na área de Engenharias, Exatas e Ciências da Terra a vencedora foi Narayane Ribeiro Medeiros, estudante do curso de Engenharia Aeroespacial do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, que realizou o trabalho “Modelagem Preditiva e Visualização Interativa de dados geoespaciais de Emissões de Gases de Efeito Estufa”. Beatriz Oliveira Santos, estudante do curso de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, venceu da área de Biológicas e Saúde com o trabalho “Projeto de Pesquisa: Disputas e Arranjos em Torno da Alimentação no Contexto Prisional”.
Na modalidade Ensino Médio, as vencedoras foram Millena Xavier Martins, do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), com o trabalho “Autinosis: Inteligência Artificial na Triagem do Diagnóstico de Autismo”; Isadora Abreu Leite, estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), venceu com o projeto “Sementes da Maré: saberes e fazeres de marisqueiras da costa de manguezais de macromaré da Amazônia”; e Ana Elisa Brechane da Silva, estudante da Escola Estadual Prof.ª Maria das Dores Ferreira da Rocha, de Santa Rita d ́Oeste (SP), conquistou o prêmio com o trabalho “ConnectBreathe: Sistema Biomédico Multiplataforma para Fisioterapia Respiratória com Gameterapia”.
A menção honrosa foi para Lucia Ferreira da Silva, estudante do curso de Engenharia Agronômica do Instituto Federal do Amapá, câmpus Porto Grande, pelo trabalho “Associativismo e o fortalecimento de lideranças femininas da Associação dos Artesãos de Porto Grande”.
A ex-presidenta da Intercom e membro do Conselho Curador da Entidade, Margarida Kunsch, representou a Intercom durante o evento de premiação, que aconteceu durante a comemoração do Dia Internacional das mulheres e meninas na ciência.

