18 de setembro de 2025
Com o objetivo de revisitar a trajetória de pessoas importantes para a Intercom, bem como a relevância de tais personalidades para a área da comunicação, o Ciclo de Memórias esteve presente também no 48º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado em Vitória, Espírito Santo.
Em 2025, o evento foi dividido em dois momentos, ambos realizados no Sesc Glória, no dia 4 de setembro. Durante a manhã, Iluska Coutinho (UFJF/Intercom); Vanessa Maia (UFSJ); Herica Lene (UFRB); Ana Regina Rêgo (UFPI), acompanhadas pela ex-presidente da Intercom, Sonia Virginia Moreira (Uerj/UFMS) homenagearam a também ex-presidente da Intercom, Marialva Barbosa (UFRJ).
A professora Marialva é mestre e doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), tendo exercido diferentes cargos na Intercom: Diretora Científica (2009-2011), Vice-Presidente (2011-2014) e Presidente (2014-2017). Além disso, é uma das mais importantes referências nas pesquisas sobre história da comunicação no Brasil, além de apresentar a inter-relação entre a história e a comunicação em suas mais diferentes obras.
Mas não foi apenas a figura da pesquisadora que esteve presente na homenagem. Na verdade, o momento do Ciclo de Memórias foi dedicado a ressaltar o quão a professora Marialva, bem como sua versão fora dos muros acadêmicos, foram importantes para muitas/os pesquisadoras/es ao longo dos anos.
Em seu discurso, Vanessa Maia recordou o quanto Marialva lhe auxiliou diante de um problema de saúde familiar, não a deixando desistir de seus ideais. “Eu estava prestes a largar tudo e Marialva disse: ’Vanessinha, senta aqui, vamos conversar’, e foi também nesse momento que ela transformou minha vida”.
Por ter sido presidente da Intercom, neste ano a homenagem do Ciclo de Memórias foi destinada a ela. “Todos os depoimentos que foram feitos aqui, eu não fiz nada disso sozinha, eu apenas trabalhei todos os dias. Eu trabalhei com dignidade, com vocação para a felicidade. São mais de cinco décadas que eu consigo estabelecer um diálogo com meus meninos e meninas, e essas cinco décadas que também nos separam, me renovam ao mesmo tempo”, disse a homenageada.
Além de Marialva, Fernando Ferreira de Almeida (Fefeu) também recebeu as homenagens sobre o seu passado, presente e futuro na comunicação. Na ocasião, o ex-presidente da Intercom, Adolpho Queiroz, a vice-presidente da Intercom Ariane Pereira (Unicentro/Intercom) e o professor João Carlos Picolin (Claretianos), com a mediação da Diretora Financeira Daniela Ota (UFMS/Intercom), homenagearam o professor Fernando.
Professor de fotografia, coordenador de curso e diretor da Intercom, Fefeu tem uma história ligada ao Fórum Ensicom e ao Intercom Junior, abrindo portas para a entrada de graduandos/as no congresso, bem como da necessidade de repensar o ensino da comunicação ao longo dos anos.
Para o professor Adolpho Queiroz, homenagear Fefeu é motivo de honra e de alegria, visto que, nos mais de 30 anos que trabalhou com ele, percebeu sua paixão e dedicação a tudo em que esteve envolvido.
“Com seu bom humor inigualável, sua liderança e capacidade de trabalho transformou-se ao longo desses anos todos, numa referência acadêmica e profissional a ser homenageada pelos colegas de ontem e hoje, para que o nosso amanhã tenha na sua capacidade de trabalho e de permanente diálogo com todos, sempre uma inspiração a ser reverenciada”, disse Queiroz.
O Ciclo de Memórias é realizado anualmente durante o Congresso Nacional da Intercom, homenageando ex-presidentes e personalidades relevantes para a área da comunicação.

