6 de novembro de 2025

Inspiração, autenticidade e afetividade são as marcas presentes na identidade visual do 25º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, que em 2026 acontecerá em Toledo, no Paraná. A preparação para o congresso já está a todo o vapor, e a comissão organizadora local divulgou, nesta semana, a identidade visual do evento.

A coordenadora local, professora Talita Ferraz (FAG Toledo) destaca que a marca combina formas orgânicas, com uma tipografia fluida. Unida, reflete jovialidade, acolhimento e criatividade, que como explica a professora, são valores que também caracterizam o evento e o espírito comunicativo do congresso da Intercom.

Outro ponto de destaque foi a paleta de cores, inspirada na bandeira do município. “Essa escolha reforça o vínculo simbólico entre a cidade e a universidade, conectando identidade, pertencimento e celebração regional”, diz.

A conexão é reforçada na criação da identidade visual, que foi desenvolvida pelo professor Gabriel Antunes, docente dos cursos de Comunicação e egresso de Publicidade e Propaganda da FAG Toledo. “Isso torna este projeto ainda mais especial. Carrega o olhar de alguém que é daqui, que vive diariamente a comunicação em sala de aula e que traduz, com sensibilidade e pertencimento, o orgulho de ver Toledo sediar um dos maiores eventos acadêmicos da área no sul do país”.

O Intercom Sul acontecerá na Fag Toledo entre os dias 4 a 6 de junho de 2026, e a marca quer mostrar como a cidade e o congresso estão conectados.  No tom de voz, os criadores buscaram mostrar como o interior é inspirador, conectado para mostrar e criar o futuro. Também há afetividade, em uma cidade em que a comunicação encontra novas vozes, bem como a autenticidade de um tereré ou chimarrão no lago municipal. Por fim, também destaque para a pesquisa, já que o Intercom Sul é o espaço ideal para diálogos interdisciplinares e a construção da comunicação da região.

Como a cidade tem o maior rebanho de suínos do Brasil, a marca ainda traz um elemento para lá de simpático: o porco.  “A escolha do personagem remete diretamente à importância da suinocultura para o município, reconhecido nacionalmente como um dos principais pólos do agronegócio brasileiro e carinhosamente chamada de “Capital do Agronegócio”. Essa ligação é celebrada todos os anos na tradicional Festa Nacional do Porco no Rolete, patrimônio cultural da cidade e evento que representa a força da comunidade e da economia local”, completa Talita.

E para quem vai ao Intercom Sul, Talita já deixa um recado especial. “Além da identidade visual, a organização do Intercom Sul 2026 está sendo cuidadosamente estruturada. Estão sendo formadas comissões compostas por acadêmicos, colegiado, equipe administrativa e representantes da comunidade externa, que unem esforços para planejar e alinhar cada detalhe do evento, desde o acolhimento dos participantes até a programação, infraestrutura e experiências culturais. Todo o campus está envolvido e entusiasmado com a oportunidade de sediar o Intercom Sul, e a cidade de Toledo celebra essa conquista com orgulho, consolidando-se como um verdadeiro polo de comunicação, pesquisa e criatividade no sul do Brasil”.

Congressos regionais abrirão chamada de trabalhos em breve

Para quem já está contando os dias para o Congresso e eventos do ano que vem, cabe destacar que a chamada de trabalhos, regulamento e inscrições abrem ainda neste ano.

O que já é possível adiantar é que, assim como nos demais congressos regionais da Intercom, os(as) participantes poderão apresentar trabalhos no Fórum Ensicom, nos Grupos de Trabalhos (GTs), na Jornada de Extensão e, se for estudante de graduação, também no Expocom.

Para acompanhar tudo sobre o Intercom Sul, uma dica importante é seguir o perfil oficial do evento (https://www.instagram.com/intercomsul2025/) e as redes oficiais da Intercom (site oficial da Intercom e redes sociais).

Tags: