30 de outubro de 2025
As datas para a realização dos cinco congressos regionais da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) estão confirmadas. Em 2026, além das cidades e universidades sedes, agora os/as congressistas já podem também fazer a programação para os dias do evento.
De acordo com a vice-presidente da Intercom, Ariane Pereira (Unicentro), as datas foram confirmadas nesta semana e, a partir de agora, o trabalho começa para a organização do cronograma de trabalho e dos eventos. “Nossa expectativa é que na próxima semana eles já estejam no portal. Para além disso, semana a semana, em novembro e dezembro publicaremos as chamadas de trabalhos e regulamentos”, afirma.
Como divulgado anteriormente, o Congresso Regional Sudeste é o primeiro a acontecer em 2026. Ele será entre os dias 14, 15 e 16 de maio, no Centro Universitário de Volta Redonda (Unifoa), localizado no município de Volta Redonda (Rio de Janeiro).
No mesmo mês que acontece o primeiro regional, começa também o segundo encontro. Entre os dias 20 a 22 de maio, o Centro Universitário de Brasília (Ceub) será a casa do Intercom Centro-Oeste 2026.
Fechando o mês de maio, o Intercom Norte tem data confirmada para os dias 27, 28 e 29. No caso deste congresso, seguindo os pedidos dos congressistas e pesquisadores da região, novamente ele será realizado no formato online. O Intercom Norte é feito diretamente pela Plataforma de Sistemas da Intercom.
Junho é o mês de congresso para congressistas da região Sul. O Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz (FAG) campus Toledo, abrigará o Intercom Sul entre os dias 04 a 06 de junho.
Para fechar com chave de ouro, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) campus Caruaru, será a sede do Intercom Nordeste. Nesta edição, o evento será durante o mês de julho, nos dias 8, 9 e 10.
Em 2025, os congressos regionais da Intercom bateram recordes de submissões e participação. Por isso, a expectativa para o próximo ano é ainda melhor. “Os nossos congressos são um reflexo da nossa área. Quanto mais fortes as universidades, o ensino e a pesquisa em Comunicação estão, mais congressistas e trabalhos apresentados nos nossos congressos. Ao mesmo tempo, um dos pontos focais da Intercom é trabalhar pelo fortalecimento da nossa área”, completa Ariane.
A vice-presidente reforça também o compromisso da Intercom em realizar congressos mais próximos das realidades locais, com discussões temáticas que valorizam as perspectivas regionais, bem como promovam a qualidade das pesquisas na área da comunicação.
“Todos os anos temos novos participantes. Assim, precisamos oferecer sempre a melhor experiência de congresso possível. Então, para 2026, o que esperamos é realizar congressos que possibilitem o debate e a reflexão sobre pesquisa, ensino, extensão e prática profissional, mas também a troca, tanto de conhecimentos e de experiências, mas também de afetos”, finaliza.
O cronograma, as chamadas de trabalho e mais informações dos congressos regionais serão divulgadas em breve no Portal Intercom.

