13 de março de 2025

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) está com as inscrições abertas para o Prêmio Intercom de Pesquisa em Comunicação de 2025. Com o propósito de valorizar a produção científica na área da Comunicação no Brasil, a partir do reconhecimento da qualidade das pesquisas produzidas, individualmente, pelos cientistas  do país, o Prêmio reconhece trabalhos de acadêmicos(as) brasileiros(as) nas categorias Doutorado, Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Graduação (Trabalho de Conclusão de Curso – monografia).

A iniciativa é promovida desde 2022, quando substituiu os Prêmios Estudantis, que até então eram outorgados pela entidade, com um formato diferente de inscrição. Com a organização atual, as pesquisas são avaliadas seguindo os critérios: contribuição para a área, relevância e atualidade do tema, abordagem teórico-metodológica e qualidade do texto.

Primando pela pluralidade, o júri é composto por profissionais das cinco regiões do país, contemplando a diversidade de gênero e raça/etnia. Para a diretora cultural da Intercom, Márcia Guena (UNEB), além de reconhecer pesquisas desenvolvidas na área, a premiação é uma forma de incentivar novos(as) pesquisadores(as). Por sua grande relevância, essa edição do Prêmio traz novidades.

“Este ano implementamos algumas modificações a partir de um novo regimento, possibilitando a inscrição de trabalhos oriundos da pós-graduação em outras áreas, desde que abordem temas da comunicação; a ampliação para todos os cursos de graduação em comunicação de uma mesma instituição; a organização de comissões avaliadoras que primam pela diversidade; dentre outras modificações que podem ser conferidas no novo regimento”, adianta.

Confira o regulamento atualizado completo aqui.

Entre os critérios de avaliação do Prêmio estão:

  • Mérito Acadêmico e Intelectual: avaliação da qualidade intelectual do trabalho, consistência teórica e rigor metodológico;
  • Originalidade e Inovação: contribuição do trabalho para o avanço do conhecimento, abordagens criativas e caráter inovador;
  • Relevância Científica, Tecnológica ou Social: impacto do trabalho no desenvolvimento científico, tecnológico ou social do país, bem como sua aplicabilidade e atualidade;
  • Clareza e Qualidade da Redação: qualidade do texto, organização das ideias e clareza na exposição do trabalho.

Podem concorrer teses, dissertações, produtos resultado do mestrado profissional, trabalhos de conclusão de curso (monografias) que tenham sido defendidas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2024. Vale destacar que cada curso de graduação em comunicação e/ou programa de pós-graduação stricto sensu, cujo trabalho aborde uma temática na área, pode indicar apenas um trabalho por categoria.

As inscrições devem ser feitas unicamente pela coordenação dos cursos de graduação e pós-graduação neste formulário.

As candidaturas serão homologadas de acordo com o regulamento do Prêmio até 03 de maio para, em seguida, serem avaliadas pelas comissões julgadoras. Os(as) vencedores(as) serão divulgados até 10 de julho e os prêmios serão entregues durante o 48º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2025), em setembro no Centro Universitário FAESA, em Vitória, Espírito Santo.

Além de certificado e troféu, as (os) ganhadoras(es) terão isenção da taxa de inscrição no Intercom 2025. E a(o) vencedora(o) na categoria Graduação será convidada(o) a publicar artigo extraído da monografia na Iniciacom – Revista Brasileira de Iniciação Científica em Comunicação.

Confira abaixo o calendário do Prêmio Intercom de Pesquisa em Comunicação 2025:

Indicações: 13 de março a 30 de abril

Divulgação das indicações homologadas: 30 de abril

Prazo para recursos: 01 e 02 de maio

Resultado final das homologações: 03 de maio

Período de avaliação: 04 de maio a 30 de junho

Divulgação dos(as) ganhadores(as): 10 de julho