10 de julho de 2025
A submissão de trabalhos científicos no 48º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação já teve o prazo encerrado. Mas isso não quer dizer que as possibilidades de participação no evento nacional deste ano, promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), se esgotaram. Interessados(as) em acompanhar todas as atividades do Congresso Nacional, tanto na etapa remota, quanto presencial, ainda podem se inscrever na modalidade ouvinte, ou seja, sem apresentação de trabalho de pesquisa.
Para esse formato de participação, o prazo de inscrições é 07 de agosto. O processo deve ser feito pelo Sistema Unificado da Intercom. No ato da inscrição, o(a) congressista ouvinte garante sua participação nas duas etapas do evento, tanto na remota, entre os dias 11 e 16 de agosto de 2025, quanto na etapa presencial, que será entre os dias 1º e 5 de setembro de 2025, na sede do Centro Universitário Faesa, em Vitória/ES.
Nas duas ocasiões, o(a) participante tem direito a acompanhar todas as atividades do Congresso, que tem como tema central esse ano “(Re)pensar a comunicação – ensino, pesquisa e extensão”. A programação conta com mesas-redonda, lançamentos de livros, painéis, fóruns, minicursos, oficinas, ciclo de estudos, sessões temáticas de apresentações de trabalhos e premiações.
Os detalhes completos da programação preliminar de ambas as etapas já estão disponíveis e podem ser consultados aqui.
ORIENTAÇÕES E PRAZOS PARA CONGRESSISTAS
Para aqueles que já garantiram sua participação com submissões de estudos e trabalhos em alguns dos formatos disponíveis no evento nacional (Intercom Júnior, Grupos de Pesquisas, Publicom, Jornada de Extensão, Expocom) é preciso atenção a prazos importantes. A comunicação de aceites dos trabalhos submetidos está sendo divulgada na plataforma do Sistema Unificado da Intercom, até esta quinta (10). Para acessá-la, o(a) congressista deve entrar com seu login e verificar sua área reservada para conferir o status do trabalho. Caso a coordenação indique ou solicite alguma alteração no trabalho/artigo, é preciso que essa adequação seja feita o mais rápido possível, considerando que a coordenação tem a data máxima de resposta de aprovação até esta quinta (10).
Depois do aceite, é preciso atenção para outra data importante para garantir, efetivamente, a participação e apresentação de trabalho no congresso: o pagamento da taxa de inscrição. O prazo final para quem teve o trabalho aceito é 15 de julho. Pagamentos após essa data não terão o trabalho incluído na programação. Ele deve ser feito nessa data por estudantes de graduação ou recém-graduados, estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado), professores(as), pesquisadores(as) e profissionais da área. Apenas associados(as) da Intercom com a anuidade em dia não pagam taxa de inscrição nos congressos da entidade.
A divulgação da programação com data e horário de apresentação dos trabalhos está prevista para o dia 20 de julho, no site da Intercom.
Todas as novidades, alertas de prazo e orientações sobre ambas as etapas do Intercom Nacional (remota e presencial) são divulgadas no site oficial da entidade e no Instagram @intercom_oficial. Quem for participar da etapa presencial do Congresso já pode acessar o site oficial do evento e encontrar dicas sobre a cidade e sobre a Faesa, instituição sede este ano.

