03 de julho de 2025

O mês de julho começa com mais um evento do Café Intercom para debater cenários atuais e urgentes da Comunicação. Nesta terça-feira (08), uma mesa-redonda vai discutir a “Desinformação sistêmica: desafios e avanços contemporâneos”, a partir das 19h. Com formato online, o encontro abordará a complexidade da desinformação enquanto uma problemática sistêmica, que atinge diversos âmbitos da sociedade, causando diferentes níveis de prejuízos em contextos também distintos.

O bate-papo será conduzido pelas professoras Luciana Carvalho, docente do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa da Unipampa; e Liliane Ito,  docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Unesp e do IDP. Ambas coordenam este ano o novo Grupo de Pesquisa (GP) Comunicação e Desinformação, da Intercom.

O evento levará à mesa questões como a Inteligência Artificial e seus impactos para a desinformação; campanhas coordenadas de desinformação enquanto projetos de poder político, econômico e ideológico; o desafio da audiência plataformizada; além de apresentar avanços nacionais e internacionais no combate à desinformação e na busca pela integridade da informação.

“Vamos abordar a temática com base em acontecimentos recentes, com vistas à intersecção entre desinformação e usos de inteligência artificial (IA) generativa. Os(as) participantes poderão acompanhar reflexões críticas de profissionais e pesquisadores(as) que vem se dedicando seriamente a compreender o fenômeno – e buscar ações que possam mitigá-lo”, pontua a professora Liliane.

Os profissionais e pesquisadores(as) convidados, que irão compor a mesa e trazer suas contribuições a partir de um olhar apurado são Ana Regina Rêgo Leal e Marco Schneider. Ana Regina é docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí e conselheira da Rede Nacional de Combate à Desinformação  (RNCD-BRASIL). Já Marco Schneider é pesquisador titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), docente do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF), presidente do International Center for Information Ethics e coordenador da RNCD-BRASIL.

De acordo com Liliane, a participação de ambos no evento será fundamental para um debate sólido sobre a desinformação, tendo em vista que este fenômeno tem trazido prejuízos importantes para a sociedade. “A intenção é abordarmos como isso tem  ocorrido e como a RNCD tem trabalhado para mitigar os efeitos nocivos da desinformação na vida das pessoas”, adianta.

São convidados a integrar essa discussão comunicólogos(as), estudantes de graduação da área de Comunicação e público em geral interessado em combater a desinformação. Para participar, é preciso fazer uma inscrição prévia gratuita, disponível aqui. A transmissão será feita pelo YouTube da Intercom, acessando aqui. Todos(as) os(as) participantes inscritos no link receberão certificado de participação.

PROMOVA SEU EVENTO CIENTÍFICO NO CAFÉ INTERCOM

A agenda do Café Intercom para eventos este ano segue aberta. O objetivo é aproximar pesquisadores(as) da Comunicação e a sociedade, atendendo especificidades culturais e regionais. Associados(as) interessados(as) em uma das agendas têm liberdade de escolher o modelo de apresentação do evento, podendo variar entre uma palestra, seguida de debate aberto ao público; uma mesa redonda com a participação de dois ou mais convidados; ou, ainda, um lançamento de livro.

Conforme a chamada, os locais de realização ficam a critério do(a) pesquisador(a) proponente, nos formatos presencial ou online. Em ambos os casos, a Intercom vai colaborar com a divulgação do evento.

Associados(as) ativos(as) – ou seja, com a anuidade 2025 quitada – podem enviar suas proposições de evento via formulário. Com a definição da temática, data, modalidade (remota ou presencial) e formato (palestra, mesa-redonda ou lançamento de livro), a proposta é enviada para apreciação. Após a aprovação, é de responsabilidade do(a) proponente o envio de informações para divulgação.

Se você já é associado(a) da Intercom, faça parte do calendário de eventos do Café Intercom. Se ainda não é, mas quiser propor um evento, associe-se e aproveite outros benefícios, como isenção da taxa de inscrição nos congressos regionais e no nacional de 2025. Saiba mais aqui.

Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail secretaria@intercom.org.br.

Tags: