16 de outubro de 2025

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e o Núcleo de Estudos de Media do Labcom, da Universidade da Beira Interior, de Portugal, preparam uma edição conjunta do Café Intercom. O bate-papo terá formato online e terá como tema central ‘Democracia e racionalidade comunicativa na sociedade digital’.

A data do encontro será 6 de novembro, às 10h no horário do Brasil e às 15h, no horário de Portugal, véspera da abertura do Seminário Internacional Esfera Pública na Era dos Algoritmos, organizado pelo Grupo de Estudos dos Media do LabCom – Laboratório de Comunicação da Universidade da Beira Interior (UBI), com formato online.

O evento terá transmissão pelo Youtube da Intercom e não necessita de inscrição prévia. Pesquisadores(as), professores(as) e discentes de Portugal, do Brasil e da América Latina da área das Ciências Humanas, mais especificamente Ciências da Comunicação, estão convidados a participar.

Esta edição do Café Intercom contará com a participação dos professores Heitor Rocha, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e João Carlos Correia, da Universidade da Beira Interior (UBI), com moderação do presidente da Intercom, Juliano Domingues (UPE).

“O debate deve chamar a atenção para o impacto das dinâmicas algorítmicas e das redes sociais digitais na esfera pública democrática contemporânea, explorando desafios e possíveis soluções para patologias emergentes como sejam a polarização política, o discurso de ódio e a desinformação”, adianta João Carlos Correia.

João Carlos Ferreira Correia é professor associado com agregação em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior, onde atua desde 1995. Fundador e editor da revista Estudos em Comunicação e coordenador do grupo de Estudos dos Media do LabCom, tem desenvolvido investigação sobre jornalismo, comunicação política, esfera pública, desinformação e populismo. É responsável pela série internacional de conferências

Pathologies and Dysfunctions of Democracy in Media Context e autor/editor de diversas obras (livros, capítulos de livros e artigos em revista). Entre as quais Pathologies and Dysfunctions of Democracy – The Return of the Propaganda Model (2024). Foi responsável e participante em vários projetos de investigação nacionais e internacionais. Participa ativamente em redes acadêmicas nacionais e internacionais (SOPCOM, ECREA), colaborando com universidades de diversos países.

Heitor Rocha é jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco (1983), com mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (1989), doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e Pós-Doutorado em Comunicação e Visiting Scholar na Universidade da Beira Interior/Covilhã/Portugal (2015),. É professor associado do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, integrando o grupo de pesquisa Jornalismo e Contemporaneidade. Atualmente, desenvolve pesquisa com bolsa de Produtividade PQ 2 do CNPQ, edita a revista eletrônica de difusão científica Jornalismo e Cidadania (ISSN 2526-2440) e é Coordenador do 1 Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Comunicação Política da UFPE. Atua principalmente em pesquisas sobre teoria do jornalismo; comunicação; ciência política; mudança social e ideologia.

CAFÉ INTERCOM

O Café Intercom tem como objetivo aproximar pesquisadores(as) do nosso campo e a sociedade, atendendo especificidades culturais e regionais. Associados(as) interessados(as) em uma das agendas têm liberdade de escolher o modelo de apresentação do evento, podendo variar entre uma palestra, seguida de debate aberto ao público; uma mesa redonda com a participação de dois ou mais convidados; ou, ainda, um lançamento de livro.

Conforme a chamada, os locais de realização ficam a critério do(a) pesquisador(a) proponente, nos formatos presencial ou online. Em ambos os casos, a Intercom vai colaborar com a divulgação do evento.

Idealizado pelo professor Manuel Chaparro, que presidiu a entidade na gestão 1989-1991, o Café Intercom representa mais uma forma de conhecer e divulgar o que tem sido realizado pelos(as) associados (as) da entidade em todo o país, através dos canais da Intercom, de forma leve e autônoma.

Associados(as) ativos(as) – ou seja, com a anuidade 2025 quitada – podem enviar suas proposições de evento via formulário. Com a definição da temática, data, modalidade (remota ou presencial) e formato (palestra, mesa-redonda ou lançamento de livro), a proposta é enviada para apreciação. Após a aprovação, é de responsabilidade do(a) proponente o envio de informações para divulgação.

Se você já é associado(a) da Intercom, faça parte do calendário de eventos do Café Intercom. Se ainda não é, mas quiser propor um evento, associe-se e aproveite outros benefícios, como isenção da taxa de inscrição nos congressos regionais e no nacional. Saiba mais.

Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail secretaria@intercom.org.br.

Tags: