24 de abril de 2025

A partir desta quinta (24), já é possível se inscrever para participar de uma das iniciativas mais tradicionais da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), o Prêmio Luiz Beltrão de Ciências de Comunicação.

A iniciativa reconhece anualmente pesquisadores(as) e grupos de pesquisa que se destacam no meio acadêmico, com a entrega de um troféu a quem produz trabalhos relevantes na área, em uma cerimônia especial durante o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Além disso, o Prêmio é, também, uma forma de homenagear o pioneiro da pesquisa científica sobre os fenômenos comunicacionais na universidade brasileira, o Professor Luiz Beltrão.

Promovido desde 1997, a ação deste ano conta com atualizações no regulamento. Conforme a diretora cultural da Intercom, Márcia Guena dos Santos (UNEB), “as adequações foram motivadas pela necessidade de implementar fatores de equidade na avaliação dos(as) concorrentes”, detalha.

Desse modo, é importante ressaltar que as categorias do Prêmio seguem as mesmas, sendo elas divididas em dois grupos:

  1. o primeiro grupo é formado por personalidades e tem duas categorias: “Liderança Emergente” e “Maturidade Acadêmica”. A primeira delas premia um(a) jovem doutor(a) com projeção local ou regional pela seriedade do seu trabalho, capacidade de liderar projetos e busca por parcerias. Já o certificado de “Maturidade Acadêmica” é concedido a um(a) pesquisador(a) sênior que tenha obtido reconhecimento nacional e/ou internacional.
  2. No segundo grupo do Prêmio Luiz Beltrão estão as instituições, divididas em “Grupo Inovador” e “Instituição Paradigmática”. A primeira categoria contempla núcleos de pesquisa que se destacam pela capacidade de inovar nos planos teóricos, metodológicos, tecnológicos ou pragmáticos durante suas pesquisas. Já o troféu de “Instituição Paradigmática” reconhece cursos, departamentos, escolas, institutos, empresas, sindicatos, associações, ONGs ou órgãos públicos que tenham se destacado na pesquisa de fenômenos comunicacionais.

Com as atualizações do regulamento, a nota máxima atribuída pelo júri, nas categorias Personalidades e Maturidade Acadêmica, será 8,5. Para garantir a pluralidade territorial de atuação, de gênero e raça/etnia, 1,5 ponto será acrescido para o fator equidade, quando se aplicar, levando em conta a seguinte distribuição:

  • mulher (+0,5 ponto);
  • pessoa negra ou indígena (+0,5 ponto);
  • região Norte, Nordeste ou Centro-Oeste (excluído o Distrito Federal) (+0,5).

Já para as categorias “Instituição Paradigmática” e “Grupo Inovador”, a nota máxima será 9,0. Poderá ser acrescido mais um ponto, levando-se em conta o fator equidade:

  • para grupos localizados nas regiões Norte ou Nordeste, haverá acréscimo 1 ponto.

O regulamento completo atualizado pode ser conferido aqui.

As indicações de candidatos(as) são feitas pela comunidade acadêmica das Ciências da Comunicação (não se restringe aos associados(as) da Intercom), dirigentes e colegiados dos cursos de comunicação (graduação e pós), institutos de pesquisa e outras entidades da área. As indicações podem ser individuais ou coletivas através de ficha própria, disponível neste link, até 30 de maio. Conforme o calendário 2025 do Prêmio, a divulgação das indicações homologadas será feita em 5 de junho.

A escolha dos(as) vencedores(as) é feita por um colegiado, composto pelos(as) ex-presidentes(as) da Intercom que integram o Conselho Curador, pelo atual presidente da entidade e pelos(as) vencedores(as) em todos os anos do Prêmio Luiz Beltrão na Categoria “Maturidade Acadêmica”. Essa votação ocorrerá entre os dias 6 e 20 de junho.

Já a divulgação dos(as) ganhadores(as) está prevista para 30 de junho.