13 de junho de 2025

O 21º Encontro com Autores-Editores de Publicação Recentes em Comunicação (Publicom), que vai integrar as atividades do Congresso Nacional 2025, recebe submissões de propostas para lançamentos de obras voltadas à temática de Comunicação no Brasil até o dia 22 de junho. Consolidado como um dos espaços de destaque na disseminação de produções científicas dentro dos congressos da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação (Intercom), o Publicom é o momento destinado ao lançamento de novas publicações – livros, revistas, portais e outros produtos de difusão acadêmica – de autoria de sócios e de participantes inscritos(as) no congresso anual da entidade, possibilitando aos(às) autores(as) ou editores(as) a apresentação de suas obras e possibilita o diálogo com leitores(as) ou usuários(as) potenciais.

“A ação é muito importante para a divulgação de obras e pesquisas nacionais porque é um evento que acontece dentro do maior congresso nacional da área da Comunicação no Brasil, que reúne pesquisadores(as) de todas as regiões brasileiras, de todos os níveis de formação. Então, é um espaço para dar visibilidade a essas obras, dada a magnitude do evento. Isso favorece um intercâmbio muito bacana entre autores(as) e leitores(as) e faz do Publicom um espaço muito tradicional e significativo na divulgação das obras, nos lançamentos mais recentes da área da Comunicação. E a Intercom tem buscado garantir a diversidade de temas e de autores em termos de procedência regional por meio da ampla divulgação, da chamada de trabalhos, da interlocução com grupos de pesquisa”, pontua a coordenadora-geral do Publicom, Nara Lya Cabral Scabin (PUC Minas).

No Intercom 2025, assim como no ano passado, o Publicom vai ocorrer tanto na etapa remota quanto na etapa presencial do congresso. É no momento de submissão das propostas que os(as) autores(as) deverão optar por uma das duas etapas do congresso (presencial ou remota) para o lançamento.

“Na etapa presencial, todos os livros serão lançados no mesmo momento, no espaço da universidade, e os(as) autores(as) vão ter a possibilidade de autografar os livros, tirar fotos com o público, ter esse momento de interação que é sempre muito importante entre autores(as) e leitores(as). No lançamento remoto, a ideia é que a gente faça uma live com a presença dos(as) autores(as) e organizadores(as) do livro que vão poder apresentar suas obras durante o evento. A ideia é que essa live seja transmitida pelo canal da Intercom no YouTube para dar mais visibilidade aos livros. Como novidade, os autores têm a possibilidade, no momento da submissão das propostas de lançamento, de enviar um vídeo de divulgação dos livros para ser utilizado nas redes do Congresso e da entidade”, detalha Nara.

É importante destacar que não há restrição quanto ao número máximo de propostas de lançamento que podem ser encaminhadas por um(a) mesmo(a) autor(a). Mas, para aprovação das propostas de lançamento, as submissões serão avaliadas quanto à aderência das obras a serem lançadas ao campo da Comunicação, bem como à adequação à chamada.

Todos os detalhes sobre as normas da submissão podem ser conferidos aqui. Importante estar atento(a) ao modelo-padrão de propostas de lançamento do Publicom, pois o formato é obrigatório.

Os lançamentos das propostas aprovadas serão agrupados em sessões correspondentes, de acordo com as Divisões Temáticas (DTs) que congregam os diversos campos comunicacionais na área científica da Intercom.

O Intercom Nacional 2025 terá duas etapas: a primeira tem formato remoto e será entre os dias 11 e 16 de agosto de 2025. A segunda, presencial, acontece entre os dias 1 e 5 de setembro de 2025, no Centro Universitário Faesa, em Vitória(ES). Em ambas, o tema do Congresso será o mesmo: “(Re)pensar a Comunicação como Campo de Conhecimento, Formação e Práticas Profissionais”.

As inscrições seguem abertas e podem ser feitas aqui.

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