11 de setembro de 2025

O número 33 da revista Esferas traz o dossiê ‘Cultura visual e violências’, organizado pelos professores(as) Felipe da Silva Polydoro (Universidade de Brasília), João Vitor Leal (Instituto Federal de Brasília), Ileana Diéguez (Universidad Autónoma Metropolitana de México) e Jeremy Lehnen (Brown University).

Na apresentação da edição, os organizadores estimulam a reflexão acerca da temática central, adiantando os debates que aguardam os(as) leitores da Revista. “A imagem pode matar?5 Não só pode, como já o faz. De modo bastante direto, por meio de dispositivos visuais operatórios que guiam mísseis capazes de aniquilar alvos militares e a população civil. Ou indiretamente, ao contribuir de modo decisivo na construção imaginária de inimigos – o outro oprimido por critérios raciais, sociais, de gênero – vítimas cotidianas de forças de segurança, polícias, milícias e organizações paramilitares com o apoio de sociedades amedrontadas. No fluxo acelerado das redes contemporâneas, as imagens violentas são acusadas ainda de dessensibilizar os espectadores em cumplicidade com os necropoderes, sempre vivos na história mas que ganham novo impulso com a fascistização das sociedades”.

São 18 textos compondo a edição, entre materiais voltados ao tema central do dossiê e artigos livres, com assuntos como ‘Os desertos de notícias e o consumo de informação em cidades pequenas maranhenses’ e ‘O amor sáfico juvenil na ficção televisiva seriada: análise estilística de Euphoria’.

Clique aqui e confira o material na íntegra.

A revista Esferas (Revista Interprogramas de Pós-Graduação em Comunicação do Centro Oeste) é um espaço coletivo de trocas e reflexões acadêmicas inter e transdisciplinares sob a égide dos cinco Programas de Pós-Graduação em Comunicação do Centro-Oeste: UCB, UnB, UFG, UFMS e UFMT. Sua periodicidade é quadrimestral.

Tags: