08 de maio de 2025

Organizado por Eduardo Meditsch, Anderson Baltar, Jaine Araújo, Giovanna Franco e Raphaela Ferro, o ebook ‘Pedagogia do Jornalismo & Práticas Emancipatórias’, está disponível para ser baixado gratuitamente no site da Editora Insular, neste link.

A obra foi construída a partir da disciplina Formação Profissional do Jornalista, ministrada no PPGJor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do II Simpósio Catarinense de Ensino de Jornalismo, que ocorreu em novembro de 2024.

Conforme a apresentação da obra, são 12 capítulos onde é possível encontrar conversas aprofundadas sobre experiências pedagógicas, diversidade, inclusão, práticas profissionais e sobretudo o convite ao diálogo, para que seja possível pensar de forma conjunta em um Jornalismo capaz de atuar como emancipador e em prol da democracia. A obra, em sua totalidade, convida leitores(as) a pensarem o Jornalismo e seu ensino numa perspectiva contra-hegemônica e esperançosa.

Tags: