28 de agosto de 2025
Completando 50 edições publicadas, a Revista Internacional de Folkcomunicação (RIF) lançou sua mais recente publicação com um dossiê sobre produção audiovisual. Organizado por Guilherme Moreira Fernandes (UFRB), Iluska Coutinho (UFJF) e Valquíria Kneipp (UFRN), o dossiê (Folk)Mídia e Produção Audiovisual, traz sete artigos que discutem aspectos da cultura e dos saberes populares na produção em cinema, streaming e mídias digitais, em diálogo com a perspectiva da folkmídia.
Tratam-se de trabalhos resultantes de pesquisas que analisam aspectos temáticos, técnicos e estéticos dos produtos, evidenciando estereótipos, resistências e também apropriações midiáticas do audiovisual por determinados grupos sociais. A revista traz também dois artigos gerais com contribuições aos estudos de folkcomunicação, revelando possibilidades interpretativas da teoria. Na seção de Entrevistas, a edição apresenta duas importantes contribuições de comunicadores e ativistas em suas áreas de atuação: o líder comunitário Reginaldo de Túlio, morador da favela de Heliópolis em São Paulo e presidente do Cine Favela, e a liderança indígena Cláudia Ferraz, da Rede Wayuri de Comunicadores Indígenas do Rio Negro/AM – projeto criado em 2017 com comunicadores de diversas etnias.
A seção de Ensaios Fotográficos da RIF revela registros de duas manifestações culturais populares no país. Um deles registra uma festividade indígena do povo guarani Nhandewa, do Paraná; o segundo traz registros fotoetnográficos que expõem a presença da devoção a Padre Cícero no Cariri cearense e os intercâmbios com as dinâmicas econômicas e turísticas da região.
Para finalizar a edição, a Revista publica ainda a resenha sobre o livro “Documentário de ética dialógica: uma ferramenta para a análise e produção de filmes com alteridades”, de Thífani Postali.
Acesse aqui o material completo.
O periódico recebe trabalhos acadêmicos em fluxo contínuo e publica, a cada edição, um dossiê temático. As submissões são feitas diretamente pelo site da revista.

