30 de outubro de 2025

Em meio a ascensão de inteligências artificiais (IA) em todo o mundo, pesquisadores de cinco países lançaram uma obra que discute os desafios éticos do uso da ferramenta na comunicação. O livro “Comunicação, Ética e IA: Diálogos sobre desafios e perspectivas na era digital”, reúne 16 textos de acadêmicos da Espanha, Itália, Portugal, Brasil e Uruguai.

Organizado por Carlos Camponez, Rogério Christofoletti e Juan Carlos Suárez Villegas e editado pela Universidade do Minho (UMinho), em parceria com o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), a publicação busca retratar as tensões e promover diálogos sobre o uso de IA na comunicação. Os textos refletem sobre moralidade, ética aplicada, desafios profissionais e redimensionamento dos processos comunicacionais.

Publicados em seus idiomas originais (inglês, espanhol e português), são inéditos e foram selecionados a partir dos debates na oitava edição da “Media Ethics 7 Introdução: Inteligência Artificial, Questões Éticas e Ovelhas Elétricas Conference” em 2024. O evento teve lugar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, numa realização conjunta com a Universidade de Sevilha (Espanha), Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil), do Centro de Estudos Interdisciplinares e do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (ambos de Portugal).

Conforme os organizadores, “Para dar conta da multiplicidade de abordagens, dividimos os capítulos em três seções apenas para enfatizar afinidades temáticas. Isso não impede que sejam feitas leituras não-sequenciais dos textos, por exemplo, e que haja um fluxo errático de consumo das páginas”.

Na introdução da obra, eles trazem um pouco do que se pode esperar da leitura. “Gestado no campo dos estudos da comunicação, este livro se soma a outros esforços para tentar compreender o que alguns consideram ser um divisor de águas na história humana e na do próprio planeta. Para os mais entusiasmados, haverá um antes e um depois da IA; para os mais pessimistas, essa profecia só aumenta o entulho das nossas preocupações técnicas, éticas e comunicativas. Nossas próximas páginas não se dedicam apenas às tensões e diálogos com a IA, abrigando também debates sobre moralidade, ética aplicada, desafios profissionais e redimensionamento dos processos comunicacionais”.

A obra completa pode ser acessada aqui.

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