17 de abril de 2025

A Organon, revista científica do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), lançou nesta semana mais uma edição do periódico.

Com a temática voltada para a literatura indígena, o objetivo da publicação foi investigar por que não lemos autores/as indígenas? O que os textos de autores/as indígenas trazem de diferente e/ou semelhante em relação a autores/as não-indígenas? Como se dá dentro dos textos de autores/as indígenas a relação com suas línguas maternas (sejam elas línguas indígenas ou o português)? Qual é a relação do mercado editorial com esses/as autores/as? Como as universidades têm abordado as literaturas indígenas? Quando a Lei 11.645/08 vai finalmente ser cumprida nas universidades e nas escolas de ensino básico?

Os textos da publicação são, dessa maneira, um convite para refletir sobre a temática em diferentes formatos (prosa,poesia, texto dramático, relatos, narrativas, transcrições, textos híbridos, etc.). O conteúdo completo, com textos incluídos no dossiê, mas também de temática livre, está disponível neste link.

Tags: