25 de setembro de 2025
Hoje, às 20h, será lançada a obra “Império e Comunicações” de Harold Innis, publicado pela Editora Machado, em formato online. O convite do evento é feito pelo Grupo de Pesquisa Teorias da Comunicação da Intercom. Entre os convidados estão Vinícius Portella (Pesquisador, editor e um dos fundadores da Editora Machado), Leonardo Petersen Lamha (Pesquisador e tradutor da obra) e Luiz Claudio Martino (Professor da UnB e responsável pela apresentação do livro).
Vinícius Portella tem mestrado e doutorado em literatura comparada (Dartmouth e UERJ). Sua pesquisa acadêmica é focada nos temas de ecologia de mídias (ou meios) e na filosofia da tecnologia de Gilbert Simondon. Desde 2022, é editor e um dos fundadores da Machado Editora. Também escreve ficção, tendo publicado recentemente os livros de contos “O Inconsciente Corporativo” e “A Grande Porção de Lixo do Pacífico” pela DBA 2.
Leonardo Petersen Lamha é mestre e doutor em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense, tendo realizado estadias de pesquisa na Áustria e na Alemanha. Pesquisa as relações entre tradução e comunicação na obra epistolar de Franz Kafka, com tese contendo tradução integral das “Cartas a Milena” deste autor. Atua também na área de teoria da mídia alemã, com foco na obra de Friedrich Kittler. Além de pesquisador, é tradutor do inglês e do alemão.
Luiz Claudio Martino tem mestrado em Psicologia (FGV/UFRJ) e em Comunicação (UFRJ), doutorado em Ciências Sociais pela Paris V. Professor Titular da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília e Pesquisador Convidado do CRICIS, UQÀM, Montreal. Atua na área de teorias da comunicação, com foco em epistemologia, tecnologia e história. Entre suas obras temos Escritos sobre Epistemologia da Comunicação e Le Temps, essence des médias: l’actualité médiatique.
O lançamento será um momento para discutir e refletir sobre as ideias de Harold Innis e seu impacto nos estudos da comunicação contemporânea. As inscrições gratuitas podem ser feitas neste link.
A obra Império e Comunicações de Harold Innis é um marco nos estudos de comunicação ao introduzir uma análise histórica inovadora sobre como os meios de comunicação moldam o poder político, a organização social e a expansão dos impérios. Publicado originalmente em 1950, o texto mostra que a infraestrutura comunicacional — dos suportes materiais como papiro, pergaminho e papel, até os sistemas de transporte e difusão da informação — não é apenas um pano de fundo neutro, mas um fator determinante na manutenção ou no declínio das estruturas imperiais.
Innis antecipou debates centrais sobre a ecologia dos meios, a economia política da comunicação e o papel das tecnologias na formação de culturas e sociedades, influenciando gerações de pesquisadores, inclusive Marshall McLuhan.
Acesse aqui o link para a apresentação do livro pelo prof. Luiz Claudio Martino.

