21 de agosto de 2025

Esta quinta-feira (21), a partir das 17h, ocorre o evento de lançamento do livro “Lugar de mulher é no YouTube – influenciadoras digitais, ativismo e consumo”. O material é resultado da pesquisa de doutorado desenvolvida pela pesquisadora Simone Evangelista, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. A obra foi financiada pelo Programa de Apoio à Editoração da FAPERJ e já está disponível nas livrarias.

Conforme a autora, o livro investiga as relações entre política, cultura do consumo e performatividade nas plataformas digitais. Entre discursos politizados, parcerias comerciais e disputas por visibilidade, mergulha nas práticas de mulheres que se colocam publicamente como defensoras de causas sociais ao mesmo tempo em que negociam sua presença em um ambiente atravessado por algoritmos e contradições. Ao explorar essas tensões, a publicação discute dinâmicas centrais da cultura digital contemporânea, na qual ativismo e mercado se entrelaçam de formas complexas e inesperadas.

O lançamento será feito na Livraria Folha Seca (R. do Ouvidor, 37 – Centro), Rio de Janeiro.

Tags: