16 de outubro de 2025

A obra “Comunicação, Ética e IA: Diálogos sobre desafios e perspectivas na era digital”, organizada por Carlos Camponez, Rogério Christofoletti e Juan Carlos Suarez Villegas e editada pela UMinho em conjunto com o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) já pode ser lida e baixada gratuitamente.

O livro reúne 16 textos de pesquisadores de Espanha, Itália, Portugal, Brasil e Uruguai que se debruçam sobre os desafios éticos da adoção da inteligência artificial e de dilemas contemporâneos na área da Comunicação. Publicados em seus idiomas originais (inglês, espanhol e português), os textos são inéditos e foram selecionados a partir dos debates da 8ª edição da Media Ethics Conference, que aconteceu em 2024, em Coimbra.

O volume tem 367 páginas, está em formato exclusivamente eletrônico e pode ser baixado gratuitamente aqui. O lançamento oficial, conforme um dos autores, será em 20 de outubro, na Universidad de Valladolid, campus de Segóvia (Espanha), em meio ao 1º Seminário Internacional de Investigación en Ética de la Comunicación Digital.

Tags: