13 de fevereiro de 2025

A edição 29- jan/jun 2025 da Revista Ação Midiática já está no ar com o dossiê temático “Comunicação, algoritmos e cultura contemporânea”.  A   partir   de perspectivas voltadas às discussões em comunicação, o material congrega análises empíricas e reflexões teóricas sobre a presença dos algoritmos nas mídias contemporâneas.

Com isso, a edição traz reflexos dessa tecnologia no que se refere à mídia e à cultura, no intuito de reunir discussões sobre os desdobramentos de tal técnica. A publicação conta com contribuições sobre a importância dessa tecnologia para as profissões já instituídas no cenário comunicacional, assim como para novas ocupações que tendem a surgir, no ambiente midiático,como desdobramento da renovação tecnológica contemporânea.

Esta edição aborda ainda a presença crescente dos instrumentos para aprendizado de máquina(machine learning), aprendizado profundo (deep learning) e inteligência artificial   em   suas   diferentes   dimensões,   pensando   os   diversos desdobramentos no presente, assim como sobre as direções possíveis de inferir para o futuro.

 O material completo está disponível aqui.

A Revista Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura é a publicação científica do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Com periodicidade semestral, propõe-se a permitir o debate sobre a pesquisa em comunicação. A publicação contempla artigos relacionados à dossiês temáticos, seções com temas livres e resenhas. O periódico é destinado a pesquisadores, profissionais, professores e estudantes da área, bem como dos campos que apresentam interface com a comunicação.

Tags: