10 de julho de 2025

A Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Nudecri/Unicamp (RUA) acaba de lançar a edição 31-1, que traz contribuições que exploram, a partir de diferentes abordagens e métodos, as múltiplas relações entre linguagem, práticas sociais e modos de subjetivação. Essas perspectivas compõem o dossiê “A cor, a palavra e o corpo negro: subjetividade e formação social”, organizado por Marcos Barbai (Labeurb/Unicamp), que reúne trabalhos sensíveis para pensar os atravessamentos entre raça, linguagem e constituição dos sujeitos em nossa sociedade.

Na apresentação do material, o organizador pontua que o dossiê é provocativo à reflexão: “como situar o problema do racismo, da cor e da subjetividade? Como pensar as relações contemporâneas, no que tange à emocionalidade e os corpos, na cidade, quando pensamos a negritude no Brasil?”.

A edição é resultado da transformação de uma disciplina do curso de Pós-Graduação, em um laboratório de escrita. Experiência praticada no interior do Programa de Pós-Graduação em Divulgação Científica e Cultural (Labjor/IEL – da Unicamp), na disciplina JC 005 “Jornalismo, Ciência e Tecnologia”, no ano de 2024.

A edição completa da Revista pode ser acessada aqui.

Vale destacar que a Revista Rua recebe, em fluxo contínuo, submissões de artigos, resenhas e produções artísticas. Mais informações estão disponíveis no site oficial.

 

Tags: