21 de agosto de 2025

Já está disponível para leitura o novo número da Revista A Barca, com o dossiê  temático “Rainhas, reis, monstros: práticas transformistas e drag no cinema e audiovisual”. Esta quinta edição, organizada por meio de uma parceria internacional entre Sancler Ebert (UFF/FMU-FIAAM), Douglas Ostruca (UFRGS) e Agustina Trupia (CONICET-UBA), é composta por oito textos: um ensaio visual, dois artigos, três contribuições para a Seção Livre e duas entrevistas.

O material traz ainda um artigo, uma tradução e a primeira parte da enciclopédia Cinemas em confronto: curtas e médias-metragens em resposta à ditadura militar brasileira, que abrange o período de 1964 a 1968. A enciclopédia tem coordenação de Reinaldo Cardenuto (UFF), Patrícia Machado (PUC-RJ) e Cintya Ferreira (UFF).

O dossiê é resultado do trabalho coletivo entre pesquisadores(as) do Brasil e da Argentina, que há vários anos desenvolvem atividades acadêmicas sobre práticas transformistas na região.

Para acessar a edição completa, clique aqui.

A Barca é o periódico do Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (PPGCine UFF). Em formato digital e com publicação semestral, destina-se à divulgação de estudos teóricos ou práticos sobre Cinema e Audiovisual, e suas interações com outros campos de conhecimento e com as diferentes sociedades. O enfoque de A Barca procura unir a trajetória dos estudos de Cinema e Audiovisual na UFF a contextos e temas emergentes e às novas dinâmicas simbólicas, econômicas, éticas, estéticas e políticas da experiência audiovisual e midiática.

Tags: